Topo

ANÁLISE

Posse de Bola #172: Galo aumenta vantagem no Brasileiro. Crise no Flamengo?

Do UOL, em São Paulo

25/10/2021 12h42

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro teve a vitória do Fluminense no Fla-Flu e a virada do líder Atlético-MG diante do Cuiabá, resultados que aumentaram a distância do Galo para o Flamengo na classificação poucos dias antes do confronto direto, aproximando o campeão de 1971 do seu segundo título na da competição nacional.

No podcast Posse de Bola #172, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os resultados do fim de semana e suas consequências para Atlético-MG e Flamengo, além do Fortaleza alcançando a vice-liderança sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Corinthians sofrendo um empate no fim com falha de Cássio contra o Internacional, o São Paulo derrotado pelo Red Bull Bragantino e o Santos na zona de rebaixamento.

Juca Kfouri destaca a forma como o Atlético-MG conseguiu reagir depois de sair atrás no placar com um gol contra e acredita que dificilmente o time dirigido por Cuca perderá o título brasileiro.

"Eu acho que já se encaminhou completamente, acho que só um tsunami tira o título do Galo, é difícil um tsunami em Minas, porque o mar de Minas é no Rio de Janeiro, é em Guarapari, 400 km, 500 km de distância, então, ali no Aterro do Flamengo acontecer um tsunami e chegar em Belo Horizonte não vai ser fácil. E o Hulk é capaz de mandar a escanteio até o tsunami", diz Juca.

Mauro Cezar Pereira critica a atuação do Flamengo diante do Fluminense, além da forma como o Flamengo se portou em campo e as declarações do técnico Renato Gaúcho, que em sua visão mostrou não ter capacidade para fazer com que o time jogue bem quando não tem os melhores jogadores em campo.

"As coisas absurdas ditas pelo Renato no final do jogo, 'o Brasileiro a gente vai ver como é que fica'. Como assim? E a omissão do presidente ido Flamengo, do vice de futebol, de todos eles, que nada falam a respeito disso? Ou seja, um profissional chega no Flamengo, treina a equipe e ele vai descartando uma competição importante à medida não é porque ele quer, não é porque ele escolhe, não é porque ele quer poupar, é porque ele não tem capacidade de fazer o time jogar, isso está muito claro", diz Mauro.

Arnaldo Ribeiro diz que o título será merecido para o Atlético-MG a se confirmar o resultado e diz que o Galo pode ser campeão com o pé nas costas, com rodadas de antecedência e mostrou como se deve levar o Brasileirão quando se tem investimento e elenco para tal.

"O Atlético-MG e o Cuca levaram a principal liga nacional como se deve levar quando um time tem investimento, elenco e torcida. Flamengo e Palmeiras têm tudo isso e não conseguiram levar o Brasileiro, não conseguiram levar o campeonato. É difícil nesse calendário? É. Tem três competições simultâneas para os principais? Tem. Mas o Atlético-MG conseguiu, está a um passo", diz Arnaldo.

"Nas últimas temporadas todas, 2019 a gente não esquece porque o Flamengo do Jorge Jesus foi maravilhoso e ganhou o campeonato com o pé nas costas. O Atlético-MG do Cuca pode ganhar o campeonato com o pé nas costas. Sem ter o mesmo brilho, mas pode ganhar o campeonato com o pé nas costas, com rodadas de antecedência, pelo que está pintando no campeonato. Com todo mérito, não tem time no Campeonato Brasileiro próximo do Atlético-MG", conclui.

Além da briga pelo título brasileiro, o programa também analisa a situação de Sylvinho no Corinthians após o empate com o Internacional, a derrota do São Paulo para o Red Bull Bragantino e a impaciência da torcida com Pablo, o Santos no Z4 após perder em casa para o América-MG, o Fortaleza vice-líder, a goleada do Liverpool sobre o Manchester United, Neymar em atuação fraca no empate do PSG com o Olympique de Marselha e o clássico entre Barcelona e Real Madrid no Campeonato Espanhol.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.