Topo

Atlético-MG

Estatísticos colocam Atlético-MG com 'mão na taça', mas Cuca mantém cautela

Técnico atleticano mantém discurso cauteloso e diz que Galo ainda não ganhou nada no Brasileirão e na Copa do Brasil - Pedro Souza/Atlético-MG
Técnico atleticano mantém discurso cauteloso e diz que Galo ainda não ganhou nada no Brasileirão e na Copa do Brasil Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2021 04h00

A campanha do Atlético-MG eleva o nível de expectativa da torcida. Campeão brasileiro pela última vez em 1971, o Galo, líder da atual edição com 59 pontos, mostra que pode encerrar nesta temporada o maior jejum da competição entre os 12 clubes considerados grandes. Sites especializados em estatísticas dizem que o Alvinegro já tem mais de 90% de chances de levantar a taça, mas mesmo assim o técnico Cuca prega cautela.

O estatístico Tristão Garcia, do site Infobola, diz que o Galo tem 94% de possibilidade de voltar a ser campeão brasileiro em 2021. Já o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) diz que o time tem 95,4% de chance.

Com 59 pontos, o Alvinegro tem 11 de vantagem para o Fortaleza, vice-líder, e 13 para o Flamengo, terceiro colocado com dois jogos a menos. Apesar da euforia do torcedor atleticano, que durante a vitória sobre o Cuiabá já cantava "vamos, Galo, ser campeão brasileiro", o técnico Cuca mantém a cautela.

"Depende do ponto de vista. No meu ponto de vista é uma diferença curta, porque ela pode ser sete pontos de diferença [Flamengo tem três jogos a menos] e tem confrontos diretos, tem Palmeiras também. E os dois fora de casa, então eu não me iludo. Sei que essa diferença é boa ter a favor, mas está longe de estar decidido, muito longe", disse o treinador.

"Engana-se quem acha que aqui alguém está comemorando alguma coisa. É remar jogo a jogo, goleadas iguais a de hoje [ontem, contra o Cuiabá], 1 a 0, 2 a 1 é que vão importar no final. Ser maduro, ser eficiente, saber que vamos perder pontos na competição, e faz parte disso, como aconteceu no domingo passado, em Goiânia [contra o Atlético-GO]. E o mesmo time venceu em casa, venceu na quarta", completou.

Além do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG segue também na briga pela Copa do Brasil. O Galo é semifinalista, e no primeiro jogo goleou o Fortaleza por 4 a 0 no Mineirão. Placar que dá ampla vantagem para o Alvinegro na partida de volta, marcada para esta quarta-feira (27), na Arena Castelão, na capital cearense, às 21h30 (de Brasília). Mesmo com a vantagem, Cuca novamente recorre à cautela.

"Agora a gente está se expondo a outra decisão na quarta-feira, com o Fortaleza. Também é outro engano se alguém pensa que está decidido. Não tem nada decidido, futebol é muito perigoso, tudo é muito perto, sucesso e fracasso. Temos que tomar muito cuidado, humildade, feijão com arroz é o que a gente vai fazer na quarta, no sábado contra o Flamengo. É fazer o melhor a cada jogo", analisou.

O discurso do técnico Cuca, de pés no chão, é compartilhado também pelos jogadores do Galo, que apesar da cautela não se furtam do direito de sonhar com grandes conquistas. É o caso do lateral esquerdo Guilherme Arana.

Depois da vitória sobre o Cuiabá, o lateral, que tem sido convocado para defender a seleção brasileira, afirmou que o time conquistará coisas grandes se mantiver "a pegada" atual.

"Falei na coletiva antes do jogo que seria ser um jogo muito difícil, temos que respeitar o Cuiabá, que faz um grande ano. Estou muito feliz pela vitória, agradeço à torcida, porque estamos no mesmo caminho e vamos conquistar grandes coisas. Com pés no chão, muita humildade, encarando cada jogo como uma decisão. É manter o trabalho que grandes coisas virão", afirmou, em entrevista à Rede Globo.

Já o goleiro Everson, que atuou nas quatro divisões do Brasileirão antes de chegar ao Galo, espera dar alegrias ao torcedor.

"Passei pelas quatro divisões do Brasileiro, estou em uma grande equipe, com investimento, um grande projeto, e trabalhamos para dar alegria ao torcedor. É manter o foco que mostramos desde o começo para conquistarmos o título, sempre respeitando os adversários", recomendou, após a partida contra o Cuiabá, em entrevista à TV Globo Minas.

Atlético-MG