PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

RMP: "Fla deu adeus ao sonho do tri consecutivo. Atuação foi horrorosa"

Do UOL, em São Paulo

23/10/2021 22h29

Classificação e Jogos

O título do Brasileirão parece ficar mais distante do Flamengo. Neste sábado (23), o Fluminense levou a melhor no clássico e venceu o Fla por 3 a 1 no Maracanã. O clube da Gávea pode ver a distância para o líder Atlético-MG subir para 13 pontos, caso o Galo vença o Cuiabá neste domingo (24) no Mineirão.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado analisaram a derrota rubro-negra no Fla-Flu. Os dois criticaram a postura da equipe no clássico e algumas das opções de Renato Gaúcho.

"O Flamengo deu adeus ao sonho do tricampeonato consecutivo do Brasileiro. Teve uma atuação horrorosa diante do Fluminense. Jogou sem três dos seus melhores jogadores: Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Além disso, o Pedro também não jogou. Foi um desastre completo. O time não se encontrou. O Fluminense, atuando somente na defesa e buscando o contra-ataque ganhou a partida", analisou Renato.

Rocha chamou a atenção para um momento da partida que resume, na opinião dele, a falta de visão do técnico. "O símbolo da atuação do Flamengo e do Renato Gaúcho foi o gol do Fla, sem querer do Renê, em uma dividida. O Renato estava conversando com o Ramon e pediu para ele sentar e só o colocou depois porque o Ramon fez o gol. Ele falhou como a defesa costuma falhar e o Fluminense aproveitou isso. O Flamengo tem que assumir que, quando não joga com seus principais jogadores, não tem um time tão superior ao Fluminense", criticou o colunista do UOL.

Renato também questionou outra escolha tomada por seu xará. "A pior delas, para mim, foi a escalação do Renê. É inacreditável que o Flamengo vai continuar perdendo jogos atrás de jogos por falhas dele. E o Renato Gaúcho simplesmente não faz nada. Quando ele botou o Ramon, já era tarde demais. O Fluminense já tinha feito dois gols em falhas do Renê. Essa derrota de hoje vai muito pela questão dos desfalques, sim, mas bastante também na conta do Renato. Assim como tinha acontecido contra o Cuiabá, ele errou, e muito", lamentou.

Para Rocha, o rubro-negro parece não ter aprendido a lição de outros clássicos e voltou a cometer um erro fatal. "Em todo Fla-Flu é isso. Nos dois clássicos pelo Brasileiro, o Flamengo entrou desfalcado e, nessa situação, a responsabilidade de vitória é do adversário. O Fluminense entrou mais completo, treinou a semana toda e o Flamengo quis assumir um protagonismo no jogo, sendo que não tem qualidade técnica nem tática dos jogadores e do seu treinador para entregar isso. O Flu está mais organizado e joga melhor coletivamente do que o Flamengo", avaliou.

Outro ponto levantado por Renato foi a formação equivocada do meio-campo do Fla, "Hoje, o Flamengo foi a soma de todos os seus erros. Os desfalques, claro, contam muito, mas o time foi escalado errado. Uma coisa que eu não entendo: todo mundo está vendo há vários jogos que o Andreas Pereira rende mais como segundo volante. O Renato escalou o Diego, mas o botou de segundo volante e manteve o Andreas na frente. Resultado: o Diego não jogou bulhufas, perdeu praticamente todas as bolas que recebeu e ainda levou um cartão amarelo. O Andreas não rendeu como terceiro homem do meio-campo", observou o colunista do UOL.

Rocha ressaltou que tanto os atletas como Renato Gaúcho têm parcela de culpa na derrota para o Flu. "A atuação do Flamengo foi horrorosa, trágica. Tecnicamente, a responsabilidade tem que ser dividida entre os jogadores e o treinador. O Flamengo, apesar do investimento alto, tem um elenco que não está entregando qualidade de jogo e o Renato Gaúcho não está entregando qualidade em seu trabalho. Simbolicamente, foi a despedida do Fla desse Brasileiro", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (27), logo após o duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Athletico. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol