Topo

Fala, Maurão: Ainda bem que a Fifa está recuando por Copa a cada dois anos

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

23/10/2021 04h00

Classificação e Jogos

A forte rejeição e o consequente recuo da Fifa para a proposta de Copa do Mundo a cada dois anos foi um dos temas abordados por Mauro Cezar Pereira no quadro "Fala, Maurão". Para o colunista do UOL Esporte, o melhor para o futebol é que o Mundial de seleções continue sendo disputado de quatro em quatro anos, por algumas razões.

"A Fifa recuou ante a pressão de Uefa, Conmebol, etc. Isso é bom para o futebol, o recuo. A Copa do Mundo a cada dois anos iria inflar ainda mais um calendário muito inchado, e vamos combinar: o grande charme do Mundial de Futebol é que ele demora para acontecer e é cercado de expectativa, até porque as grandes equipes do futebol mundial são os melhores times da Europa", analisa Mauro Cezar, que vê a Liga dos Campeões mais forte tecnicamente do que a Copa do Mundo.

"Os times podem contratar jogador de qualquer nacionalidade para compor seu elenco. E a seleção de um país, por melhor que seja a geração, não pode inventar, por exemplo, um lateral direito se não tiver um bom para a posição. E é claro que os grandes técnicos do futebol mundial também não estão em seleção, estão em clube", acrescenta.

Mauro Cezar comemora a mudança de visão da Fifa e reforça que a espera de quatro anos é o que torna a Copa do Mundo ainda mais legal.

"Então o charme da Copa do Mundo não é por ser o melhor evento tecnicamente, embora seja formado por seleções. É um evento de tradição e que é legal porque demora para acontecer. E ainda bem que estão recuando", completa.