Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Cristiano Ronaldo é o maior atleta de futebol depois do Pelé

Do UOL, em São Paulo

23/10/2021 04h00

Aos 36 anos, Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo na vitória, de virada, do Manchester United por 3 a 2 sobre a Atalanta, pela terceira rodada do Grupo F da Liga dos Campeões. Maior goleador da história da competição europeia, dono de cinco títulos e também de uma lista de recordes, CR7 é considerado por Arnaldo Ribeiro como o maior atleta de futebol depois de Pelé.

No podcast Posse de Bola #171, Arnaldo destaca a forma como, trabalhando arduamente, Cristiano Ronaldo consegue se colocar no patamar de Messi, mesmo não sendo tão talentoso quanto ele, além de ressaltar a devoção do português pelo futebol como algo que deveria ser um exemplo para todo jogador.

"O Cristiano Ronaldo não é só o maior Ronaldo da história, ele é o maior atleta de futebol depois do Pelé. Não quer dizer que ele é o melhor jogador, craque, agora, por que o melhor atleta? Porque ele foi ficando melhor ao longo do tempo, desenvolvendo habilidades que ele não tinha e, para acompanhar um fenômeno, o maior fenômeno do futebol depois do Pelé, que é o Messi, ele consegue fazer isso na base do trabalho e não, como se imagina, com o dom apenas", diz Arnaldo.

"Ele volta agora ao Manchester, de onde ele saiu como um driblador, um jogador de fantasia e tudo mais, e hoje você vê o jogador de volta com habilidades diversas que ele não tinha, fisicamente ele é mais potente, cabeceia melhor do que ele cabeceava, chuta de esquerda melhor do que ele chutava, não precisa driblar tanto e é um finalizador absurdo, o que ele tem feito na Champions League é sensacional, ele é o maior jogador da história da Champions League em troféus, em números, em gols e ele é um jogador absurdo", completa.

Outro fator exaltado pelo jornalista é a questão mental do jogador português, além do esforço para jogar o máximo possível, uma condição diferente dos outros dois Ronaldos que foram melhores do mundo, casos de Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Para Arnaldo, o maior Fenômeno é o próprio CR7.

"Tem uma questão que eu acho que ele leva vantagem, e de novo a comparação com o Pelé, de novo não na parte técnica, a questão mental. Eu nunca vi um jogador tão bem preparado mentalmente, um jogador absurdo e, diferentemente dos Ronaldos nossos, geniais e sensacionais, ele faz de tudo para jogar até o máximo que ele puder da vida dele, os nossos Ronaldos abandonaram, um por contusão e outro porque não quis mais. É do direito e passa pela questão mental também, que é um problema muito atual e ele consegue lidar com isso", diz Arnaldo.

"Esse cara é um fenômeno, mais do que o Ronaldo Fenômeno, esse cara é espetacular. Acho que quem não gostava pela questão dos holofotes, selfies, telão, aprendeu a admirar o cara pelo trabalho. Ele deveria servir de inspiração para todo jogador por conta da devoção dele ao futebol, ele é um cara que a cada dia trabalha para melhorar e é incrível quando ele consegue e como ele consegue ainda decidir jogos de todas as maneiras possíveis, em qualquer time que ele esteja", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arnaldo: Cristiano Ronaldo é o maior atleta de futebol depois do Pelé - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol