Topo

São Paulo

Time da série D homenageia SPFC e Crystal Palace e quer aproximação

Jogadores do São Paulo Crystal, durante treino - Reprodução/Instagram
Jogadores do São Paulo Crystal, durante treino Imagem: Reprodução/Instagram

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

22/10/2021 04h00

O acesso do Campinense para a Série C do Brasileirão permitiu que o São Paulo Crystal se classificasse para jogar a Série D do próximo ano. O nome incomum vem de duas homenagens feitas pelo clube em sua fundação em 2017: ao São Paulo Futebol Clube e ao Crystal Palace, atualmente na primeira divisão do Campeonato Inglês.

A inspiração está registrada no estatuto do clube de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. No documento, as conquistas do São Paulo são usadas como justificativa para a homenagem. Já a parte "Crystal" é exaltada pelos títulos da segunda divisão do Campeonato Inglês vencidos pelo Crystal Palace.

Estatuto do São Paulo Crystal cita as homenagens ao São Paulo e ao Crystal Palace - Divulgação/São Paulo Crystal - Divulgação/São Paulo Crystal
Estatuto do São Paulo Crystal cita as homenagens ao São Paulo e ao Crystal Palace
Imagem: Divulgação/São Paulo Crystal

A parceria informal com o São Paulo vem desde os tempos de amadorismo. Em 1965, um time de várzea foi fundado com as mesmas cores e nome do "irmão" do Morumbi. Foi essa instituição um dos braços responsáveis pela fundação do São Paulo Crystal. A outra era um projeto social administrado na região, , que hoje seleciona jogadores para as categorias de base do time profissional...

O nome do São Paulo foi mantido do amadorismo, mas o "Crystal" surgiu de uma vontade do presidente Múcio Carlos. Ele é um dos donos da cachaçaria Engenho São Paulo, que adquiriu um time chamado Lucena e o levou para Cruz do Espírito Santo.

"É um clube que ele admira. Ele gosta de futebol no geral, principalmente o inglês, e admira o Crystal Palace", diz Arthur Ferreira, diretor-executivo do São Paulo Crystal. Ele explica que apesar da homenagem aos ingleses, o "Crystal" do São Paulo Crystal se fala "Cristal", como em português.

Time amador do São Paulo Crystal utilizava as mesmas cores e um escudo parecido ao do São Paulo - Arquivo São Paulo Crystal - Arquivo São Paulo Crystal
Time amador do São Paulo Crystal utilizava as mesmas cores e um escudo parecido ao do São Paulo
Imagem: Arquivo São Paulo Crystal

A ligação do time paraibano com os dois clubes é percebida facilmente. As cores são vermelha, branca e preta, assim como as do time do Morumbi. Já o símbolo é praticamente igual ao antigo emblema do Crystal Palace.

Agora que faz parte do cenário nacional, o São Paulo Crystal espera estreitar as relações com o "irmão" do Morumbi. Até o momento, no entanto, as tentativas não tiveram sucesso, mas Ferreira segue confiante de que uma longa parceria poderá se viabilizar.

"É do nosso interesse ter uma interação com os dois clubes. Tentamos contato com a diretoria do São Paulo por telefone, mas até agora não conseguimos", lamenta.

São Paulo