Topo

Ministério Público francês pede 10 meses de prisão para Benzema

Karim Benzema pode ser preso até por 5 anos se condenado por extorsão - Getty Images
Karim Benzema pode ser preso até por 5 anos se condenado por extorsão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/10/2021 14h03Atualizada em 21/10/2021 18h23

O Ministério Público francês pediu 10 meses de prisão para o atacante Karim Benzema. O francês foi a julgamento por ter participado de um esquema de extorsão e chantagem contra ex-companheiro de seleção, Mathieu Valbuena.

Benzema não compareceu ao julgamento, que teve início ontem (20), por alegar problemas profissionais. O jogador esteve em campo com o Real Madrid na última terça-feira (19), na vitória por 5 a 0 diante do Shakhtar. Além da prisão, a promotoria ainda pede o pagamento de multa no valor de 75 mil euros, cerca R$ 493 mil.

Além do atacante do Real Madrid, também estão sob julgamento outros amigos do jogador. Para Karim Zenati, a promotoria pediu dois anos de prisão e pagamento de multa de 5 mil euros, enquanto para Mustapha Zouaoui, considerado pivô do esquema, foram indicados quatro anos de prisão e multa de 15 mil euros.

Maitre Sylvain Cormier, advogado de Benzema, considerou a pena proposta pela promotoria como "absurda e desproporcional". O julgamento deve terminar amanhã (21), com a divulgação da sentença final pelo Tribunal de Versalhes.

Entenda o caso

Em 2015, Valbuena foi ameaçado por chantagistas que cobravam 150 mil euros, quase R$ 1 milhão, para não tornar público um vídeo em que o então jogador do Lyon aparecia tendo uma relação sexual. O papel do centroavante no esquema seria o de convencer o antigo companheiro de seleção da veracidade das ameaças.