Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Lavieri: 'Quanto mais conhecemos o Abel, mais Felipão ele fica para mim'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/10/2021 04h00

O Palmeiras foi à Arena Castelão, ontem (20), e voltou com três pontos na bagagem ao vencer o Ceará por 2 a 1, em jogo atrasado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte transmitido logo após os jogos do Verdão, os jornalistas Danilo Lavieri e Isabela Valiero avaliaram o desempenho do time do técnico Abel Ferreira e lembraram alguns pontos em comum que ele tem com outro treinador que está na história do Palmeiras: Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

No decorrer do bate-papo, um espectador fez uma comparação entre Luan e Rony quanto ao que cada um representava para os respectivos treinadores.

"Tem uma pergunta interessante, e vê se você concorda, Danilo. Estou pensando agora e, talvez, faça sentido. 'Assim como o Luan, em 2012, com o Felipão, o Rony pode ser visto como um talismã para o Abel?'. Talvez o Rony e o próprio Breno Lopes, que entrou hoje e jogou bem até. Quase fez um gol', disse Isabela.

O colunista do UOL Esporte, então, apontou diversos pontos que avalia serem semelhantes entre Abel Ferreira e Felipão, que tem três passagens pelo Parque Antárctica — entre 1997 e 2000, de 2010 a 2012, e entre 2018 e 2019. No Verdão, Scolari conquistou a Copa do Brasil de 1998 e a de 2012, a Copa Mercosul de 1998, a Libertadores de 1999, o Rio-São Paulo de 2000, e o Brasileiro de 2018.

"O que acho curioso é que, quanto mais a gente conhece o Abel, mais Felipão ele fica para mim. Ele tem a questão do talismã, do 'tudo contra a gente', 'todos somos um'. O Felipão gostava de criar uma história, um personagem, para poder motivar o elenco, para falar que estava todo mundo torcendo contra. Outro dia, eu estava vendo uma entrevista do Paulo Nunes e ele falou: 'Eu jogava no Palmeiras e era isso aí mesmo. Todo mundo falava que a gente ganhava tudo e jogava mal. Felipão sempre usava isso para motivar a gente'. E vejo o Abel fazendo bastante isso. Todas as vezes que o Palmeiras ganha, vemos discurso de jogador unificado. O que quero dizer com 'discurso unificado'? Sem o repórter perguntar, eles cornetam a mesma coisa. Não é que o repórter tenha perguntado, o jogador falou porque estava com aquilo na cabeça, estava sendo motivado por aquilo. Então, vejo o Abel muito parecido com o Felipão", apontou.

"Não é à toa, inclusive, que eles conversaram recentemente. Não é à toa que, depois de um papinho, o Deyverson começou a receber mais chances e teve a volta aprovada pelo Abel. Tem um monte de coisa que a gente vai olhando e vai vendo muito Felipão no Abel", completou.

Isabela Valiero, em tom de brincadeira, acrescentou: "A retranquinha quando está ganhando".

E Danilo complementou: "Uma retranquinha quando está ganhando. Aquele 'tira 9 para colocar o 5'. Sabe aquela coisa que você fala: 'Meu Deus, mas vai chamar o time...'. Mas aí dá certo, e vira 'scolarismo', 'abelismo', vira essa coisa toda que estamos acostumados".

A próxima edição da Live do Palmeiras será na segunda-feira (25), logo após a partida contra o Sport, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.

Palmeiras