Topo

Mundial de Clubes com Flamengo ou Palmeiras acontecerá nos Emirados Árabes

Gianni Infantino anunciou país-sede do torneio; Palmeiras ou Flamengo estarão na competição - Etsuo Hara/Getty Images
Gianni Infantino anunciou país-sede do torneio; Palmeiras ou Flamengo estarão na competição Imagem: Etsuo Hara/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/10/2021 12h49

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou no início desta tarde que a edição do Mundial de Clubes de 2021 será disputada nos Emirados Árabes.

Em entrevista coletiva organizada pela própria entidade, o dirigente ainda revelou que o torneio será realizado no início de 2022 e lamentou a desistência do Japão como organizador.

"Foi decidido que o Mundial de Clubes de 2021 será jogado no início de 2022, com data ainda a ser definida. O país-sede seria o Japão, mas a pandemia impediu que o país organizasse o evento, como vocês sabem. Nós decidimos, em um congresso, que o próximo torneio será nos Emirados Árabes. A cidade vai sediar a final do Mundial de Clubes", disse Infantino.

Finalistas da Libertadores, os brasileiros Palmeiras e Flamengo brigam pela vaga sul-americana da competição. O Chelsea, vencedor da última Champions League, é o representante da Europa.

A justificativa para o Mundial ser disputado apenas no ano que vem se dá em função da Copa das Nações Árabes, evento de seleções que servirá como teste para a Copa do Mundo e que começará no próximo dia 30 de novembro, com encerramento previsto para o dia 18 de dezembro.

Para não emperrar o calendário, a Fifa decidiu "adiar" a agenda do Mundial para o próximo ano. Nos próximos dias, o órgão deve divulgar todas as datas do evento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto e na home-page, o Mundial de Clubes será disputado nos Emirados Árabes, e não no Qatar. A informação foi corrigida.