Topo

Ajax faz post sobre atuação de Antony, e brasileiros reclamam de xenofobia

Antony comemora gol do Ajax sobre o Borussia Dortmund na Champions League - Claus Fisker / AFP
Antony comemora gol do Ajax sobre o Borussia Dortmund na Champions League Imagem: Claus Fisker / AFP

Colaboração para o UOL

20/10/2021 14h50Atualizada em 21/10/2021 12h19

A grande atuação de Antony na vitória do Ajax, por 4 a 0, diante do Borussia Dortmund, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League, levou o perfil do clube holandês no Twitter a fazer um post exaltando o brasileiro.

Na publicação, o perfil exibe duas fotos: uma da Amsterdam Arena repleta de torcedores, com a legenda "o que nós vemos'', e outra de uma quadra de futsal em uma favela, com a legenda "o que o Antony vê".

Se por um lado a postagem parece elogiar a leveza com que o jovem de apenas 21 anos encarou a partida, por outro alguns torcedores brasileiros entenderam a publicação como preconceituosa.

Uma das respostas ao post, além de classificá-lo como xenofóbico, relembrou que Antony era atleta do São Paulo nas categorias de base, portanto teve acesso ao CT de Cotia, um dos mais modernos do país.

Ao tentar "rastrear" a foto, outro torcedor descobriu que ela é uma das primeiras opções que o Google Imagens oferece quando se busca o termo "shanty soccer brazil", ou seja, "favela futebol brasil" em inglês.

A quadra de futsal da foto publicada pelo perfil do Ajax está localizada no bairro Tavares Bastos, no Rio de Janeiro. Apesar da polêmica, Antony, que marcou o terceiro gol na vitória do Ajax, retweetou a publicação.

O UOL Esporte entrou em contato com o estafe do jogador, que informou que o atleta não se pronunciará sobre o caso.