Topo

Brasileirão - 2021

CBF libera presença de torcida visitante nos estádios; veja condições

Torcedores do Flamengo no Maracanã em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - Alexandre Vidal
Torcedores do Flamengo no Maracanã em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Alexandre Vidal

Do UOL, em São Paulo

19/10/2021 11h09

A CBF emitiu, na madrugada de hoje, uma atualização do "Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios". A principal novidade está na liberação da presença de torcedores visitantes aos jogos do Campeonato Brasileiro.

A entidade que regula o futebol brasileiro afirmou que a iniciativa, que já pode entrar em vigor, deve seguir os critérios sanitários adotados atualmente.

Há cerca de um mês, torcedores vacinados das 20 equipes mandantes da Série A podem assistir às partidas de maneira presencial - o uso de máscara segue obrigatório durante todo o evento.

Em relação à carga de ingressos aos visitantes, a CBF determinou que o cálculo deve ser feito proporcionalmente à capacidade permitida em cada local.

"Exemplo: caso o estádio tenha 40% da capacidade liberada pelas autoridades sanitárias e de segurança, e o clube visitante faça a reserva de 10% dos ingressos no prazo e no formato dispostos no RGC (Regulamento Geral de Competições), a torcida visitante poderá ter 4% dos ingressos (10% da capacidade de 40%)", diz um trecho do protocolo.

Por fim, os clubes serão obrigados a elaborar e apresentar planos de operação atualizados e já diante das novas orientações. A equipe mandante será a responsável por toda a administração da medida.