Topo

Atlético-MG tem 87,7% de chance de ser campeão; Grêmio tem 57,1% de cair

Nacho Fernández usa imagem da avó, dona Sara, na caneleira; ela morreu em junho na Argentina Imagem: Pedro Souza/Atlético

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/10/2021 11h18Atualizada em 19/10/2021 13h35

Os dois principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro tropeçaram na 27ª rodada: o líder Atlético-MG perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1, enquanto o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Cuiabá no Maracanã. Mesmo com o revés em Goiânia, o Galo é apontado com 87,7% de chance de conquistar a competição nacional. O estudo que aponta esta probabilidade é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já o Rubro-negro, vice-líder, aparece com apenas 11% de chance de título. Já Fortaleza (3º), Palmeiras (4º), RB Bragantino (5º) e Corinthians (6º) têm menos de 1% de chance de terminar o Brasileirão com a taça.

Na parte de baixo da tabela a Chapecoense está praticamente rebaixada. Com uma única vitória em 27 jogos e apenas 13 pontos conquistados, o time de Santa Catarina aparece com 99,98% de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. O Sport (18º) e o Juventude (17º) aparecem com 63,4% e 61,7% de risco de queda para a segunda divisão.

Apesar de estar no 19º lugar, o Grêmio aparece com 57,1% de cair — porcentagem menor do que as duas equipes que estão na sua frente. No entanto, o time gaúcho tem dois jogos a menos que Sport e Juventude. Contra o Atlético-MG, pela 19ª rodada, marcado para o dia 3 de novembro no Mineirão, e contra o Flamengo, ainda pela 2ª rodada, sem data, na Arena do Grêmio.

Santos (15º) e Bahia (16º), que são os dois times que aparecem logo acima da zona de rebaixamento, têm 34,7% e 35,5% de risco de caírem para a Série B, respectivamente. Ambos possuem jogos atrasados da 23ª rodada: o Peixe recebe o Fluminense na Vila Belmiro, no dia 27 de outubro, e o Bahia joga contra o Ceará, na Arena Fonte Nova, no mesmo dia.

Confira as tabelas:

Chance de título

Imagem: Reprodução UFMG

Risco de queda

Imagem: Reprodução/UFMG

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atlético-MG tem 87,7% de chance de ser campeão; Grêmio tem 57,1% de cair - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2021