Topo

Grêmio consegue feito inédito com Mancini e ganha tempo para mudar mais

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/10/2021 04h00

O primeiro jogo de Vagner Mancini já fez o Grêmio conseguir algo inédito no Campeonato Brasileiro. A vitória diante do Juventude, pela 27ª rodada, foi a primeira vez que o time marcou três gols em uma só partida na atual edição do Brasileirão. O resultado de 3 a 2, mesmo com sustos finais na defesa, dá confiança e tempo para o treinador promover mais mudanças na equipe, que segue na zona de rebaixamento.

Na atual temporada, o Grêmio fez três gols em jogo válido pela Copa do Brasil. Foi diante do Vitória, sob comando de Felipão. No Brasileirão, ainda não tinha ocorrido.

Não à toa, o clube gaúcho aparece entre os piores ataques do campeonato. Antes da vitória em cima do Juventude, foram somente 20 gols em 25 partidas disputadas. O placar chegou a estar 3 a 0 e ajudou a injetar confiança em todo ambiente, da torcida ao elenco.

"O planejamento era vencer a partida diante do Juventude. (Agora) Vamos ter duas semanas abertas de treinos onde vou poder alterar algumas coisas que estavam sendo feitas, não (alterar) radicalmente. Mas coisas que acho ideal (sic) para um jogo de futebol", disse Vagner Mancini, treinador do Grêmio.

A vitória sequer tirou o time gaúcho do Z4, mas ajudou a melhorar o cenário. Agora, o Grêmio tem 26 pontos e passa a ter chance matemática de sair da zona de rebaixamento na próxima rodada. Além de eliminar uma outra preocupação corrente no clube.

O temor era por uma nova frustração, logo na estreia do quarto treinador do time na temporada. Não à toa, a diretoria passou a adotar discurso para mobilizar a torcida — na esteira da redução no preço dos ingressos. Com mais de 15 mil pessoas no estádio, o time venceu e saiu mais confiante.

O Grêmio volta aos treinos na terça-feira (19) e joga de novo contra o Atlético-GO, na segunda-feira (25), em Goiânia. Ao longo da semana, Vagner Mancini deve mudar mais a escalação e principalmente ideias na formação e estilo de jogo.