Topo

OPINIÃO

Menon: "Ceni não será o técnico que levará o São Paulo a futuro brilhante"

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 04h00

Cerca de duas horas separaram os anúncios da saída de Hernán Crespo e a contratação de Rogério Ceni como novo técnico do São Paulo. A forma como o argentino deixou o clube e o rápido acerto com o ex-goleiro surpreenderam os torcedores e causaram apreensão pelo momento em que ocorreram, já que o time não consegue se distanciar da ameaça do rebaixamento no Brasileirão.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon conversaram sobre a troca no comando do time do São Paulo.

"O Ceni é um treinador de futuro, mas não acho que seja ele que vai levar o São Paulo a um futuro brilhante. Poderia ser escolhido com mais calma no final do ano. Aí fazem aquela narrativa, de que o Rogério aceitou o convite como se fosse uma convocação. Não concordo com isso e acho que nem o Rogério também", analisou Menon.

Para Hazan, a diretoria do Tricolor poderia ter sido mais transparente e detalhar melhor o que houve. "Senti falta de um dirigente do São Paulo vir a público para, primeiro, falar sobre a saída do Crespo e da decisão de contratar o Rogério, além das entrevistas aos veículos oficiais do clube. Seria necessária uma entrevista, ou do departamento de futebol ou do Julio Casares [presidente do São Paulo] para explicar tanto a saída do Crespo como a chegada do Rogério", opinou.

Menon criticou a ideia do clube de querer passar a ideia de que Ceni 'voltou para casa'. "Ele fez tudo para se colocar como um treinador no mercado. Foi construir sua carreira no Fortaleza, ganhou títulos no Flamengo. Falar que 'ele voltou para o lar' só o prejudica quando for procurar outro clube depois. Também queria saber como foi feito o contrato. Conhecendo o Rogério, com certeza tem uma bela multa se for demitido. E ele está certo. Foi bem hoje [ontem]", disse, referindo-se ao empate por 1 a 1 com o Ceará no Morumbi.

Para Hazan, o técnico argentino foi elegante até ao se despedir do clube. "O Crespo sempre mostrou muito respeito, carinho e educação, até no comunicado que ele publicou, no qual desejou sorte ao Rogério e tudo de bom ao São Paulo. Achei a postura do Crespo muito digna e respeitosa", destacou.

Menon condenou a forma como o São Paulo conduziu a troca de treinador. "Faltou respeito. Não posso afirmar, mas tenho certeza de que o Rogério já estava contratado antes da demissão. Ninguém contrata um treinador em duas horas e já acerta tudo. O Crespo foi elegante, diferenciado. O Casares deveria se abrir mais e ser mais transparente, coisa que ele prometeu", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na segunda-feira (18), logo após o clássico contra o Corinthians pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.