Topo

São Paulo

Luan inicia tratamento de lesão incomum e aumenta problemas físicos do SPFC

Fellipe Lucena/São Paulo FC
Imagem: Fellipe Lucena/São Paulo FC

Brunno Carvalho e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 14h51Atualizada em 15/10/2021 19h08

O volante Luan sofreu uma lesão incomum, mas que não chega a ser considerada grave pelos médicos do São Paulo. No treino da noite de quarta-feira (13), o primeiro sob o comando de Rogério Ceni, o jogador deixou o gramado do Morumbi de maca depois de sofrer uma avulsão tendínea no músculo adutor da coxa esquerda.

A avulsão tendínea acontece quando o músculo se desgruda do osso. Em alguns casos, como o de Luan, ele acaba levando junto um pequeno pedaço do osso. O volante já começou o tratamento no departamento médico do São Paulo. Na manhã de hoje (15), Rigoni postou uma foto dos dois deitados em macas no CT da Barra Funda.

Rigoni e Luan no departamento médico do São Paulo - Reprodução - Reprodução
Rigoni e Luan no departamento médico do São Paulo
Imagem: Reprodução

"A avulsão tendínea não é algo tão casual como uma ruptura muscular. Mas nessa região em que o Luan se machucou, ela não chega a ser tão grave assim", explica Nemi Sabeh Jr., coordenador médico da seleção brasileira feminina de futebol e integrante do núcleo de especialidades do Hospital Sírio-Libanês.

De acordo com Sabeh, quando a avulsão tendínea acontece em outras regiões, como no bíceps, uma das opções de tratamento é por meio de cirurgia. No caso de Luan, que sofreu na coxa, o processo de recuperação será conservador. Ele ficará de repouso para que haja a cicatrização. O São Paulo não estimou o tempo que ele precisará para voltar aos gramados.

A lesão de Luan é mais um problema físico em uma temporada conturbada do São Paulo. O departamento médico do clube já precisou lidar com mais de 30 casos no ano. O próprio volante chegou a perder seis partidas no início do Brasileirão por causa de um edema na coxa esquerda.

Naquela época, Crespo optou por utilizar Liziero na função de primeiro volante. O mesmo aconteceu com Rogério Ceni em seu primeiro jogo como treinador do São Paulo. Diante do Ceará, o camisa 14 substituiu Luan, em um meio formado junto com Igor Gomes, Gabriel Sara e Martín Benítez.

Sem Luan, o São Paulo se prepara para enfrentar o Corinthians na próxima segunda-feira (18), pela 27ª rodada do Brasileirão. O atacante Rigoni, que se recupera de uma edema na coxa direita, é dúvida para o duelo.

São Paulo