Topo

Santos pode fechar rodada no Z-4 e já mira confronto direto contra o Sport

Para Carille, jogadores do Santos já sabem o peso da partida contra o Sport - Fernando Moreno/AGIF
Para Carille, jogadores do Santos já sabem o peso da partida contra o Sport Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo

14/10/2021 04h00

A derrota para o Atlético-MG por 3 a 1, ontem (13), no Mineirão, pode custar caro ao Santos. O time da Vila Belmiro corre o risco de, pela primeira vez, terminar uma rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para que isso aconteça, o Sport tem de ganhar do Cuiabá, hoje (14), no encerramento da 26ª rodada.

Estacionado nos 28 pontos, o Santos tem um ponto de vantagem sobre o Bahia, que abre o grupo dos últimos quatro colocados. O Sport vem logo atrás, com 26 pontos, e está em boa fase, buscando a quarta vitória consecutiva. Se na rodada passada, o Peixe conseguiu se livrar da zona da degola com uma vitória nos acréscimos sobre o Grêmio, dessa vez essa situação não está em suas mãos.

O Sport é, no momento, um dos principais rivais do Santos na briga contra o rebaixamento. E por conta dessa disputa, a próxima partida, justamente contra o Leão da Ilha, já é vista com muito cuidado pelos paulistas. O duelo na capital pernambucana acontece no próximo domingo (17).

"Agora é assimilar o golpe com todos de cabeça erguida. Vou passar toda a confiança para eles fazerem o melhor em campo. Nem preciso ficar falando para os atletas, que sei que é um grupo inteligente e profissionais que querem muito sair dessa situação o quanto antes. Eles sabem o peso da partida que será lá", explicou o técnico Fábio Carille após a derrota santista.

"Não tenho que ficar falando porque trabalho com um grupo inteligente. Já comecei com palavras diretas, frases curtas. E vamos fazer o melhor em Recife e buscar o que a gente quer com o esforço de todos e qualidade técnica que também é muito importante. Temos que ficar triste sim (com a derrota), temos que ter esse sentimento, mas temos que assimilar o quanto antes esse golpe. Domingo tem decisão e é assim que a gente vai levar até o final do campeonato."

A derrota para o Atlético-MG mostrou que o risco de entrar na zona de rebaixamento vai rondar as próximas semanas no Santos. Carille, contudo, refutou que o elenco volte a viver a pressão que sofreu antes de encarar o Grêmio no domingo passado (10). Na ocasião, o Peixe não vencia havia 11 partidas e tinha a obrigação de ganhar para não ficar entre os quatro últimos. O gol decisivo saiu apenas aos 46 minutos do segundo tempo.

"(Essa derrota) não vai trazer pressão de antes do jogo com o Grêmio. Imagina se a gente não ganha do Grêmio. Teria um jogo complicado aqui e estaria na zona. A vitória sobre o Grêmio foi maravilhosa, temos de ficar orgulhosos do que aconteceu naquele jogo, fizemos por merecer, e não vai voltar aquela pressão", comentou.

Além de reclamar das falhas defensivas do Peixe em jogadas aéreas, Carille também alertou que é preciso jogar melhor quando tiver o domínio da bola. "Não posso reclamar de entrega, vontade, mas a gente tem que estar atento. Temos de jogar mais, sim, tem hora que estamos nos desfazendo da bola. Quero ter controle melhor do jogo. Em certos momentos, conseguimos ficar com a bola, mas depois ela fica muito com o adversário."

Marinho também já "virou a página" para o confronto direto que o Santos vai encarar no próximo domingo. Para o "Rei da América" em 2020, o Peixe deve tratar suas partidas como uma decisão. "Agora é levantar a cabeça e fazer melhor. Cada jogo é uma final, e o torcedor está com a gente sempre. A gente pecou em algumas coisas e tem que acertar. Tem uma decisão até o final do campeonato."

Contra o Sport, o Santos terá o reforço de dois jogadores. O principal deles é o meio-campista Carlos Sánchez, que cumpriu suspensão automática contra o Atlético-MG. O outro é o lateral Felipe Jonatan, que não atuou ontem também pelo acúmulo de cartões amarelos. Ele, porém, havia sido desbancado por Lucas Braga na ala esquerda. O desfalque deve ser Léo Baptistão, que se machucou ainda no primeiro tempo diante do Galo.