Topo

Palmeiras tem artilheiro do Brasileiro Sub-20, com média de um gol por jogo

Gabriel silva comemora gol pelo Palmeiras no Brasileiro Sub-20 - Divulgação Palmeiras
Gabriel silva comemora gol pelo Palmeiras no Brasileiro Sub-20 Imagem: Divulgação Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

14/10/2021 19h34

Se no profissional Deyverson e Luiz Adriano passam longe de seus melhores momentos, nas categorias de base, há um centroavante se destacando que já é inclusive conhecido pela torcida do Palmeiras.

"É como se fosse um prato de comida. Não posso voltar com fome para casa". Essa é a frase de Gabriel Silva, 19, ao explicar o que um gol significa para ele. Neste ano, no Brasileiro Sub-20, Silva já foi para casa "sem fome" 14 vezes em 14 jogos e é o artilheiro da competição. Ele se "alimentou" até no profissional, ao marcar no empate em 2 a 2 com o Corinthians pelo Campeonato Paulista, em março.

Abel Ferreira vinha utilizando o jogador com relativa frequência, especialmente no Estadual. Gabriel ainda não conseguiu mostrar no profissional a mesma qualidade das categorias de base. Mas o jogador é visto no clube como um atleta muito promissor que vai se adaptar bem com mais tempo entre os profissionais.

Ter voltado à categoria de base não desmotivou Gabriel, ele jura. "Na verdade, quando subimos ao profissional, temos de estar preparados e aproveitar a chance quando solicitado. O Palmeiras tem um elenco muito qualificado, eu subi para aprender e ganhar mais experiência", disse.

"Fiz gol no clássico contra o Corinthians. Eu quero fazer gols. Pude ajudar. O Palmeiras precisou de mim no sub-20, voltei, sem problema e aqui estou ajudando também. Quando precisarem de mim novamente em cima, estarei pronto. Sou um funcionário do clube. Quero ver o Palmeiras ganhando sempre, seja no sub-20 ou no profissional", afirma.

Estatísticas são muito favoráveis

Na última rodada da primeira fase do Brasileiro, na vitória alviverde por 4 a 2 sobre o Ceará, no Allianz Parque, Gabriel anotou mais um gol. "Desde que comecei a jogar futebol sempre tive obsessão por fazer gols e o atacante vive de gols. Aprendi nessa minha caminhada até aqui, que tem hora que você pode abrir mão de um gol e achar um companheiro melhor colocado, mas o meu foco é o gol", disse

O time sub-20 Palmeiras terminou a primeira fase, do Brasileiro, na vice-liderança com 38 pontos, um atrás do líder Flamengo. O Alviverde enfrentará o Internacional, sétimo colocado, na segunda fase, em jogo de ida e volta, com o segundo jogo sendo o mandante.

De acordo com o site de estatísticas Footstats, em post publicado em 24 de setembro deste ano no Twitter, Gabriel era considerado o jogador mais valioso do Brasileiro Sub-20 àquela altura. Além de artilheiro, o jogador do Palmeiras é líder em participação direta em gols, tendo atuado diretamente em 52% dos gols do Alviverde. Ele é também o jogador com maior índice de gols a cada 60 minutos jogados.