Topo

Com gol de pênalti, Cuiabá vence o Sport e ganha posições no Brasileirão

Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

14/10/2021 20h55

O Cuiabá venceu o Sport na noite desta quinta-feira (14) pelo placar de 1 a 0, na Arena Pantanal. O gol foi marcado por Élton, de pênalti, aos 23 minutos do segundo tempo.

A partida, válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou a quebra de uma invencibilidade de três jogos para a equipe pernambucana. Com isso, o time permanece na zona do rebaixamento, com 26 pontos, na 18ª posição. Já o Cuiabá está em 9º, com 34 pontos.

Os dois times voltam a jogar no próximo domingo (17), às 20h30 (de Brasília). O Cuiabá enfrenta o Flamengo, fora de casa, e o Sport recebe o Santos.

Cuiabá começa com mais intensidade

O Cuiabá, dono de casa, começou o jogo com mais intensidade, principalmente na velocidade de Max. O Sport teve a primeira finalização perigosa, aos 13, com Mikael. Ele bateu de cabeça, mas mandou para fora.

A dinâmica voltou para o Cuiabá, que tinha mais força ofensiva, mas pouca efetividade.

Sport abre o placar, mas gol é anulado

Aos 27 minutos, o Sport abriu o placar, mas, após marcação do assistente e análise do VAR, o lance foi invalidado. A bola havia sobrado para Gustavo, que bateu com força de fora da área. Porém, à sua frente, um jogador do time estava impedido e na trajetória da bola.

O Sport cresceu mais no jogo após o lance, e Mikael, aos 43, deu um bom chute, mas mandou ao lado da trave.

Times têm dificuldade no começo do segundo tempo

Cuiabá e Sport eram velozes e subiam para o ataque, mas as finalizações levavam pouco perigo. Aos 6 minutos, Gustavo Oliveira, do Leão, cruzou para a grande área e ninguém chegou na bola. Max, para o Cuiabá, chutou da entrada da área nas mãos de Maílson.

Com a mesma facilidade de Maílson, Walter, do Cuiabá, fez uma boa defesa no cabeceio de Mikael, aos 17 do segundo tempo.

Cuiabá chega bem e sofre pênalti

O Cuiabá, enfim, conseguiu chegar ao ataque com intensidade. Aos 20, Sander cruzou da esquerda para o meio da área e Cabrera cabeceou mal, mas a bola sobrou para Felipe Marques, que encheu o pé e obrigou Maílson a fazer uma defesa difícil. No rebote, o próprio Felipe foi derrubado e conseguiu um pênalti.

Élton bate com categoria

Aos 23 do 2º tempo, Élton estava de frente para Maílson e bateu com tranquilidade, de canhota e rasteiro, no meio do gol. O goleiro do Sport havia pulado para o lado esquerdo e não teve chance de se recuperar.

Sport pressiona

Após o gol, o Sport passou a pressionar, com maior domínio de bola e ocupando mais espaços no ataque. As finalizações, no entanto, nem sequer chegavam ao goleiro Walter. Pelo lado do Cuiabá, o técnico Jorginho resolveu fechar o time, colocando mais jogadores defensivos em suas substituições.

Aos 37 e 38 minutos, Mikael teve boas oportunidades. Na primeira, cabeceou para fora. Na segunda, conseguiu bater no cantinho, obrigando Walter a fazer uma defesa difícil e mandar para escanteio.

Aos 46, o Cuiabá quase ampliou o placar em uma jogada de contra-ataque. Uendel invadiu a grande área e mandou uma bomba, mas o goleiro Maílson fez uma bonita defesa e a zaga mandou para longe.

FICHA TÉCNICA:

Cuiabá 1 x 0 Sport
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14/10/2021, 19h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira
Gols: Élton (CUI), aos 23' do 2º tempo (1-0)
Cartões amarelos: Alan Empreneur (CUI), Max (CUI), Yuri Lima (CUI), João Lucas (CUI), Gustavo Florentín (SPT)

Cuiabá: Walter, João Lucas, Alan Empereur, Paulão, Uendel, Auremir, Camilo (Yesus Cabrera), Pepê (Felipe Marques), Max (Yuri Lima), Jenison (Élton) e Clayson (Marllon). Técnico: Jorginho.

Sport: Maílson, Ewerthon, Chico, Sabino, Sander, Marcão Silva, Hernanes (Tréllez), José Welison, Gustavo Oliveira (Everton Felipe), Mikael e Everaldo (Paulinho Moccelin). Técnico: Gustavo Florentín.