Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Colunistas: Palmeiras corre risco de ficar fora da Libertadores 2022?

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante derrota para o Red Bull Bragantino - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante derrota para o Red Bull Bragantino Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

14/10/2021 12h10

Com o empate sem gols contra o Bahia na Fonte Nova, o Palmeiras de Abel Ferreira chegou a sete jogos sem vitórias - sendo cinco no Campeonato Brasileiro - e agora já aparece na quinta colocação da tabela. O time alviverde figurava no top 3 do Brasileirão desde 27 de junho, quando venceu justamente o Bahia no Allianz Parque, por 3 a 2.

Diante do mau momento do time na temporada, acionamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: O Palmeiras corre risco de fira fora da Libertadores de 2022? Veja o que responderam:

Não. Ainda pode ganhar a Libertadores 2021 e, mesmo com um desempenho pífio em mais de dez rodadas no Brasileiro, o Palmeiras permanece entre os cinco primeiros (com um jogo a menos que o Fortaleza). Com a volta de seus titulares (das seleções e de lesões), deve recuperar um futebol melhor nas próximas partidas pelo nacional.
ALICIA KLEIN

Tudo pode se resolver com o título da Libertadores e aí a campanha no Brasileiro fica irrelevante. O risco mesmo é ficar de fora da fase de grupos, o que sempre dificulta o planejamento da temporada seguinte. Com a farra de vagas, se conseguir o "feito" de ficar de fora do torneio será mais vergonhoso que 2009, quando desabou de virtual campeão para uma quinta colocação que deixou o clube com as mãos abanando.
ANDRÉ ROCHA

Se continuar a jogar da mesma forma que fez nas últimas partidas, a saída da zona de classificação será inevitável. Não classificar para a Libertadores seria uma catástrofe.
DANILO LAVIERI

O risco de não vencê-la é óbvio, embora tudo seja possível em futebol. Agora, não ficar entre nove parece impossível.
JUCA KFOURI

Não vejo risco para o Palmeiras. Mesmo que siga despencando, não creio que ficará fora do G7. E sempre há a possibilidade de ser campeão da Libertadores, está a um jogo disso. A pior das hipóteses para o Palmeiras seria cair para a pré-Libertadores. Mas, fora do torneio, não vejo como.
JULIO GOMES

Não. Tem a possibilidade de vencer o Flamengo e conseguir a vaga direta. Se der errado, Mesmo se continuar jogando mal, pode ir para a pré-Libertadores.
MENON

É bem difícil pela quantidade de vagas que serão abertas no Brasileirão. Mas, se acontecer, não será injusto. O Palmeiras de Abel não jogou absolutamente nada nesta temporada. Sobrevive até hoje da lotérica vitória diante do frágil Santos na final da Libertadores de 2020.
MILTON NEVES

De 0 a 10, diria que o risco está em 3. Melhorando um pouco, o Palmeiras assegura a vaga pelo Brasileirão, se não ganhar a Libertadores.
PERRONE

Corre, mas não creio que aconteça. Serão 9 times brasileiros na próxima Libertadores. O Palmeiras não precisa fazer muito para ficar entre eles. Mas se continuar a jogar mal como tem jogado e não vencer a final contra o Flamengo, pode ser obrigado a jogar a pré Libertadores, pois adversários como Corinthians e Internacional estão chegando.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não. É quase impossível. Mesmo perdendo o título da Libertadores para o Flamengo, o Palmeiras deverá ficar com uma das vagas pelo Brasileirão. Dificilmente ficará abaixo da 6ª ou 7ª colocação.
RODOLFO RODRIGUES

Não. Mesmo jogando mal nas últimas partidas e não conseguindo ter regularidade com Abel Ferreira, tem mais qualidade técnica que as equipes que estão se aproximando na tabela. Em algum momento vai se recuperar.
RODRIGO COUTINHO

Palmeiras