Topo

São Paulo

Rodolfo Rodrigues: 'Crespo não teve o apoio da diretoria como deveria'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/10/2021 18h37

O São Paulo anunciou, na tarde de hoje (13), a saída do técnico Crespo. Segundo nota oficial publicada pelo clube, o argentino deixou o comando da equipe "em comum acordo" depois de uma conversa com a diretoria.

A Live do São Paulo, que o UOL Esporte transmite após as partidas do Tricolor paulista, teve uma edição para debater a saída do treinador. Os colunistas Menon e Rodolfo Rodrigues colocaram à mesa o momento do clube e a despedida de Crespo.

Rodolfo Rodrigues acredita que o técnico não teve o respaldo necessário da cúpula do São Paulo, e acha que a saída aconteceu após uma pressão que considerou exagerada.

"Não foi uma surpresa essa demissão do Crespo. Nas últimas rodadas essa situação já estava sendo ventilada. A sequência de resultados ruins no Brasileirão começou a causar esse burburinho. O time não conseguiu se recuperar após a eliminação na Libertadores, teve a eliminação para o Fortaleza, que foi doída ali nas quartas de final da Copa do Brasil, e no Brasileirão todo mundo esperava uma reação, até mesmo um início melhor depois de ganhar o Paulista, e isso não aconteceu. O São Paulo teve um início muito bom no ano, com a chegada do Crespo, que deu uma reanimada no grupo depois de perder o título brasileiro no início de 2021. Crespo conseguiu recuperar aquele grupo do Diniz, conseguiu fazer ajustes e levar o time a ter boa campanha no Paulista, e uma final muito boa em cima do Palmeiras. Foi campeão depois de muito tempo, primeiro título em nove anos e primeiro Paulistão depois de 16 anos. Isso deu um moral muito grande para o Crespo, principalmente, mas, depois, o São Paulo sofreu muito", lembrou.

"Ficou nove rodadas sem vencer, teve essa queda na Libertadores, e o time não conseguiu se recuperar. Teve o episódio do Daniel Alves... Foram muitos problemas que o São Paulo enfrentou neste caminho, mas sentimos que o Crespo não teve o apoio da diretoria como deveria. A gente percebe essa falta de organização, planejamento. O time teria condições de buscar essa recuperação, buscar vaga na Libertadores, até porque são nove times que vão para a Libertadores. Achei a decisão ruim, a pressão no Crespo foi muito forte. Se for pegar o resultado da temporada, poderia fechar com balanço bem positivo. Não era um ano para tanta crise, tanta polêmica. Diferentemente de outros anos, São Paulo conseguiu um título, algo que vinha sendo muito cobrado. Crespo conseguiu isso. Agora vieram cobranças muito pesadas. Sabemos que os resultados em campo no Brasileiro não foram os esperados, mas acho que não é culpa total do Crespo. Acho que foi exagerada, não concordo com essa demissão do Crespo", completou.

Menon, por sua vez, apontou os bastidores do Tricolor paulista como um dos grandes fatores para os recentes fracassos.

"Triste do São Paulo não é isso, que o time está na mão de maus dirigentes, de um grupo ruim. Esse grupo é fruto de que o São Paulo é hoje, um bando de conselheiros que não se importa com o clube, se importa com o poder, de ter um cargo aqui, cargo ali, e não fazem nada. E os que são oposição são iguais a esse. É fruto do sistema. O São Paulo tinha de abrir a sua eleição para sócio-torcedor, fazer as pessoas se manterem mais unidas ao clube, mas é aquele sistema fechado. Não sai nada de bom dali, de revolucionário, de moderno", disse.

O colunista do UOL Esporte avaliou negativamente o planejamento e ressaltou ainda a questão financeira que envolve a saída de Crespo.

"Não tem planejamento. O planejamento é para o caos mesmo. Se o Crespo fosse demitido hoje, como foi, a multa é de 750 mil dólares. Se fosse no começo do ano que vem, seria de 500 mil dólares. O São Paulo deve estar com dinheiro sobrando para 750 mil dólares: 'Vamos gastar isso para pagar a rescisão contratual'. E agora, vai procurar um treinador para que? Para o ano que vem? Planejamento vai ser para o ano que vem ou até o final do ano? O que o São Paulo quer agora?", questionou.

"O São Paulo se vangloriou muito do sistema pelo qual o Crespo foi contratado. Conversaram com 10 treinadores, fizeram análises... E agora? Deu errado após oito meses? Vão fazer a mesma coisa, procurar um treinador em um celeiro ou vão pegar o que vem aí? Acho que vão tentar o Ceni, que é uma muleta, né? Ídolo da torcida. O caminho do São Paulo é perigoso. Eu não demitiria o Crespo. Acho que, pelo que fez pelo clube... O time não vem jogando bem, concordo. Está a três pontos da zona de rebaixamento, mas está a três pontos do Fluminense [nono colocado]. Tem o jogo com o Ceará [amanhã], era para estar todo mundo junto, unido, com foco. Aí, eles demitem o treinador no dia em que o empresário do Benítez fala que o ou o Crespo sai ou o Benítez fica. Outro dia, outro empresário disse que o Orejuela era jogador da seleção da Colômbia, aí o Crespo não escala ele e ele não é mais convocado. O que dá para para acreditar de uma diretoria que demite o treinador no dia que é ameaçado por um empresário?".

A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (14), logo após a partida contra o Ceará, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

São Paulo