Topo

Brasileirão - 2021

Corinthians bate o Fluminense em Itaquera e iguala pontuação do Palmeiras

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 22h53

O Corinthians conquistou a segunda vitória seguida atuando com público na Neo Química Arena. Na noite de hoje (13), o Alvinegro recebeu o Fluminense e conseguiu uma vitória apertada, por 1 a 0, com gol do garoto Gabriel Pereira no segundo tempo. O triunfo deixa o Timão com 40 pontos ganhos, exatamente a mesma pontuação de seu rival Palmeiras.

A partida não foi marcada pela qualidade técnica das duas equipes. O Fluminense jogou fechado, apostou nos contra-ataques, mas quando teve a oportunidade de abrir o placar desperdiçou. Pouco inspirado, o Corinthians teve um grande momento na partida, justamente no cruzamento de Gustavo Mosquito que gerou o gol de Gabriel Pereira.

A vitória em casa mantém o Corinthians na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores, com 40 pontos ganhos — dois atrás do Fortaleza, o primeiro dentro do G4, mas empatado com o Palmeiras. O Fluminense, por sua vez, estaciona nos 33 pontos e segue no meio da tabela do Campeonato Brasileiro.

A noite de Gabriel Pereira

Escalado como titular do Corinthians pela sétima partida consecutiva, o garoto Gabriel Pereira voltou a se destacar e marcou seu primeiro gol na Neo Química Arena, o seu segundo como profissional. Além de resolver a partida, o meia-atacante foi a melhor alternativa da equipe pelas beiradas do campo.

Criticado, Danilo Barcelos vai mal de novo e erra em gol

Escolhido como vilão pela torcida no mau momento do Flu em 2021, Danilo Barcelos não foi o único culpado, mas errou no lance capital da partida. Sem ajuda da cobertura pelo meio ou pelas pontas, o lateral-esquerdo tentou adivinhar a trajetória da bola no cruzamento de Mosquito e deixou Gabriel Pereira sozinho para marcar o gol que deu a vitória ao Corinthians. Yago e Arias não acompanharam na defesa, mas a bomba estourou no camisa 14, que errou muitos passes e perdeu diversas vezes a posse de bola na Neo Química Arena.

Flu tem 'novidades' em uniforme

Assim que entrou em campo, o Fluminense chamou a atenção. Mas não pelo futebol. A equipe usou pela primeira vez em 2021 um meião verde junto ao seu uniforme tradicional de camisa tricolor e calção branco. A última vez em que a equipe havia utilizado a combinação foi no início de 2000, há 21 anos. A camisa também trazia outra novidade: no selo peito, propriedade que não está ocupada por nenhum parceiro comercial, o clube estampou a logomarca da FluTV. Além disso, o goleiro Marcos Felipe, que usou um uniforme todo rosa nos últimos jogos, esteve de calção e meião grená.

Willian deixa o campo chorando

A participação do camisa 10 Willian durou apenas dez minutos. Depois de tentar uma arrancada, o meia do Corinthians sentiu uma fisgada na coxa esquerda e pediu para ser substituído. O jogador deixou o gramado da Neo Química Arena mancando, acompanhado pelos médicos do clube, e chorando por tão pouco tempo em campo.

Fagner vira desfalque para o Majestoso

O lateral Fagner foi punido com o cartão amarelo por reclamação e, como estava pendurado com outros dois cartões, ficou suspenso e não poderá defender o Corinthians no clássico da próxima segunda (18), contra o São Paulo, no Morumbi.

Melhor chance é do Fluminense

O Corinthians dominou a posse da bola na etapa inicial, ficando quase todo o primeiro tempo no campo de defesa do Fluminense. Apesar disso, a melhor chance do período foi do Tricolor das Laranjeiras com Yago Felipe aparecendo completamente livre de marcação dentro da área e parando nas mãos do goleiro Cássio.

Sylvinho inverte os pontas e Corinthians sai na frente

O futebol do Corinthians no segundo tempo não agradava a ninguém na Neo Química Arena, nem mesmo ao técnico Sylvinho, que constantemente conversava com o coordenador Fernando Lázaro em busca de mudanças, A dupla decidiu inverter Gustavo Mosquito com Gabriel Pereira e, na primeira jogada da dupla, assistência de um para o gol de outro.

Marcão muda o Fluminense, mas não encontra soluções

A reta final da partida foi marcada por uma tentativa em vão do Fluminense de buscar o resultado. O técnico Marcão mandou a campo Cazares, Martinelli, Arias, John Kennedy e Abel Hernández, mas o Corinthians ficou fechado na defesa e não deu espaços para o Tricolor das Laranjeiras.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo na próxima segunda-feira (18), às 20h (horário de Brasília), para encarar o São Paulo, no Morumbi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fluminense joga um dia antes, no domingo, às 16h, contra o Athletico-PR na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1x0 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro - 26ª rodada

Data: 13/10/2021 (quarta-feira)

Horário: 21h (de Brasília)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)

Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Danilo Barcelos (Fluminense)

Cartões vermelhos: -

Gols: Gabriel Pereira, aos 23' do 2º tempo (1-0)

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Gabriel); Gabriel Pereira (Adson), Giuliano, Renato Augusto e Willian (Gustavo Mosquito); Roger Guedes. Técnico: Sylvinho.

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, David Braz e Danilo Barcelos; André, Yago Felipe (Cazares) e Nonato (Martinelli); Luiz Henrique (Arias), Caio Paulista (Abel Hernández) e Bobadilla (John Kennedy). Técnico: Marcão.