Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Seleção treina com público, e Tite usa Raphinha entre os titulares

Imagens do treino desta terça-feira (12) da seleção brasileira, em Manaus

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Manaus

12/10/2021 18h22

A seleção brasileira fez hoje (12), em Manaus, o primeiro treino com presença de público desde o início da pandemia. Foi um prenúncio do contato com a torcida que haverá na partida de quinta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia, contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

A atividade do Brasil aconteceu no Estádio da Colina e contou com cerca de 200 crianças de escolas municipais e estaduais vacinadas com a primeira dose contra a covid-19, com boas notas e assiduidade no colégio, segundo informou o departamento de comunicação da CBF.

O técnico Tite fez um trabalho "fantasma", no qual orientou 11 jogadores para trabalhar o posicionamento visando ao próximo jogo sem adversários. E o meia-atacante Raphinha apareceu entre os titulares. Ele entrou bem e ajudou a mudar o jogo tanto contra a Venezuela, quanto diante da Colômbia.

Seleção - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Treino da seleção brasileira com público no Estádio da Colina, em Manaus
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Outras mudanças foram na linha defensiva, com a entrada de Emerson na lateral direita e Lucas Veríssimo, formando dupla com Thiago Silva. No ataque, Gabriel Jesus foi o escolhido para o posicionamento mais centralizado, ao lado de Neymar.

Além do goleiro Ederson, o desenho completo do Brasil foi: Emerson, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred, Paquetá e Raphinha; Neymar e Gabriel Jesus. Era um 4-4-2 para defender que se transformava em 4-2-4 quando o time tinha posse de bola.

A atividade foi de baixa intensidade porque a seleção ainda está em recuperação física por causa da partida diante dos colombianos, no domingo passado. O zagueiro Éder Militão, inclusive, não foi a campo porque levou uma pancada nas costas e fez um trabalho específico com a fisioterapia.

Thiago Silva - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Taffarel entrega para Thiago Silva placa em homenagem aos cem jogos pela seleção
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Antes do aquecimento, o próprio Thiago Silva também recebeu das mãos de Taffarel, preparador de goleiros, uma placa comemorativa referente aos 100 jogos com a camisa da seleção, marca alcançada no empate por 0 a 0 com a Colômbia.

A presença de público no treino do Brasil também serviu de termômetro para medir a relação com alguns jogadores e com o próprio Tite. Neymar e Gabigol foram os mais ovacionados. O treinador também foi bem aplaudido e protagonizou vários momentos curiosos da atividade: no começo, conversou com as crianças pedindo silêncio durante o treino. Depois, agradeceu a gentileza e distribuiu autógrafos e fotos para todos que pediram.

O Brasil ainda fará mais um treino, amanhã, em Manaus. Quinta-feira, o jogo contra os uruguaios é às 21h30 (de Brasília), fechando a data Fifa com rodada tripla.

Tite - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Tite entrega camisa para jovem torcedora após treino da seleção em Manaus
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF