Topo

Cruzeiro

Luxa mira milagres de Fla e Flu em 2009 para sonhar com Cruzeiro na Série A

Luxemburgo não perde a esperança e ainda acredita que é possível subir o Cruzeiro para a Primeira Divisão - GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Luxemburgo não perde a esperança e ainda acredita que é possível subir o Cruzeiro para a Primeira Divisão Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

12/10/2021 21h41

Antes de a bola rolar para Cruzeiro x Botafogo pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontava que a Raposa tinha apenas 0,34% de chances de voltar à Série A. Mesmo com essa possibilidade ínfima, o técnico Vanderlei Luxemburgo se apoia no fio de esperança, nessa missão que por enquanto é muito difícil, ainda não impossível.

"Se você me provar que eu não tenho condição de chegar à classificação, aí acaba tudo. Me prova! Nós temos uma dificuldade muito grande para alcançarmos o nosso objetivo, maior do que a dos nossos adversários, mas ela existe. Mesmo que uma probabilidade pequena, mas ela existe. Se você for ganhando ela aumenta, a possibilidade", disse o treinador em entrevista ao Sportv.

Luxemburgo usou os exemplos de dois clubes cariocas que, em 2009, conseguiram feitos históricos para manter a esperança de que o Cruzeiro pode sim subir para a Primeira Divisão. O técnico lembrou do Flamengo, que com uma arrancada na reta final foi campeão brasileiro, e o Fluminense, que também com uma campanha irretocável, escapou do rebaixamento naquele ano. A matemática apontava 99% de chances de o Tricolor Carioca ser rebaixado.

A história do futebol mostra que, de repente, o Fluminense se recuperou, não caiu [2009], outros que ganharam. O Flamengo, faltavam nove jogos, e foi campeão brasileiro [2009]. Tem histórias no futebol que te permitem pensar dessa forma, por isso que eu falei. Me mostra que eu já estou fora. Se eu não tiver nenhuma possibilidade, o discurso será outro. Por enquanto, o discurso será esse [positivo, com chance de acesso]", finalizou.

Fla e Flu

A sete rodadas do fim do Brasileirão de 2009, o Flamengo era o quinto colocado com 51 pontos, atrás do São Paulo [52], Internacional [52], Atlético-MG [53] e Palmeiras [54]. Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Rubro-negro, que era comandado por Andrade, contou com derrotas dos adversários para chegar ao primeiro lugar.

Já o Fluminense tinha 99% de possibilidades de descenso. O time precisava de uma campanha milagrosa para se salvar e acabou conseguindo. Eram necessárias seis vitórias e um empate, e o Flu ganhou de Atlético-MG, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-PR, Sport e Vitória, e empatou com o Coritiba.

Cruzeiro