Topo

Série B - 2021

Luxa e Enderson enfatizam peso de Cruzeiro x Botafogo na Série B: 'absurdo'

Lateral Guilherme Santos, do Botafogo, em disputa de bola com Bruno José, do Cruzeiro, no primeiro turno da Série B - Jorge Rodrigues/Jorge Rodrigues/AGIF
Lateral Guilherme Santos, do Botafogo, em disputa de bola com Bruno José, do Cruzeiro, no primeiro turno da Série B Imagem: Jorge Rodrigues/Jorge Rodrigues/AGIF

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

12/10/2021 04h00

Dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro lutam para se reerguer e, quem sabe, deixar a Segunda Divisão nacional. O Cruzeiro, que está em condições não tão favoráveis na tabela de classificação — 12º colocado —, e o Botafogo, vice-líder da competição e em ascensão no segundo turno. Raposa e o Alvinegro carioca se enfrentam hoje (12), às 21h30, no estádio Independência, pela 30ª rodada.

Melhor time do returno da Série B, o Botafogo lidera a segunda metade da competição com 22 pontos, quatro a mais do que o Coritiba, líder geral, mas que tem 18 pontos somados nesse recorte. Em boa fase, a equipe carioca será um "teste de fogo" para Vanderlei Luxemburgo e seus comandados.

"Cruzeiro e Botafogo é clássico de duas grandes equipes, dois grandes clubes, que estão acostumados com a Primeira Divisão. Tem tudo para ser um grande jogo. Vamos respeitar, mas precisamos do resultado. Vamos jogar mais uma decisão. Cada jogo nosso para frente é uma decisão. Temos que ganhar. A gente não descarta a possibilidade de buscar uma coisa melhor, mas temos que ter os pés no chão, saber que as dificuldades são imensas para nós", analisou o comandante celeste.

Com 17 pontos somados no returno, o Cruzeiro tem a sexta melhor classificação na metade final da Série B. A pontuação da Raposa é a mesma do CSA, quarto colocado — na segunda metade da competição —, mas que está adiante pelo número de vitórias [5 a 4].

"Nós estamos distantes ainda. Temos que saber que estamos atrasados no percentual [chance de acesso]. Temos decisão na terça, depois tem outra, depois tem outra, vamos jogar só jogos decisivos. O importante é que avançamos na tabela e adquirimos respeito dos adversários, isso é muito importante", analisou Vanderlei Luxemburgo logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba.

No geral, o Botafogo ocupa a segunda colocação com 51 pontos, e uma vitória em cima do Cruzeiro daria ao Fogão o primeiro lugar provisório. É que o Coritiba, que tem 54 pontos, só joga no sábado e os cariocas ultrapassariam os paranaenses no critério de desempate "número de vitórias" [16 a 15].

A arrancada que deu o Botafogo na Série B ajudou o clube a chegar ao segundo lugar. Na 13ª rodada da Série B, o Glorioso era o 14º colocado — tinha um jogo a menos — e somava 13 pontos, distante 26 da equipe que até então liderava a competição — o Náutico.

"É um confronto muito difícil, o Cruzeiro cresceu com o Vanderlei (Luxemburgo), tem uma cara, sabe o que quer dentro de campo. Alguns resultados escaparam por detalhe, mas é uma equipe madura, muito bem organizada. Sempre será um Cruzeiro x Botafogo, um clássico, um jogo extremamente tradicional, com duas camisas com um peso absurdo", avaliou Enderson Moreira após a vitória do Botafogo sobre o CRB.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X BOTAFOGO

Motivo: 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 12 de outubro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brígida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (VAR/FIFA-SP)

CRUZEIRO: Fábio; Rômulo, Léo Santos, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Vitor Leque, Bruno José (Felipe Augusto ou Wellington Nem) e Thiago. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Barreto, Oyama e Chay; Marco Antônio, Warley e Navarro. Técnico: Enderson Moreira.