Topo

OPINIÃO

Arnaldo: A impressão é que faltam poucos dias para Abel deixar o Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

12/10/2021 04h00

O Palmeiras volta a campo hoje, às 21h30, para enfrentar o Bahia, em Salvador, após a derrota em casa para o Red Bull Bragantino que deixou o clube afastado da briga pelo título brasileiro, com o próprio técnico Abel Ferreira admitindo estar fora da briga com Atlético-MG e Flamengo. Com isso, resta a final da Libertadores, no dia 27 de novembro, para salvar a temporada e há quem não acredite na continuidade do treinador português, caso do jornalista Arnaldo Ribeiro.

No podcast Posse de Bola #168, Arnaldo cita os resultados e as declarações do treinador palmeirense e considera a temporada decepcionante e a mudança de discurso como um sinal de desconforto, fatores que o levam a acreditar na saída de Abel após a Libertadores.

"A torcida organizada do Palmeiras nunca foi muito com o Abel apesar das vitórias nas copas. Normalmente, aqueles muros ali que a gente conhece bem, hoje rua Palestra Itália, têm as digitais da torcida organizada, que questiona uma série de situações do Abel, inclusive declarações do Abel, mas eu acho que a temporada 2021 do Palmeiras do Abel, do Abel no Palmeiras, é muito inferior à temporada passada, a temporada passada", diz Arnaldo.

"O Campeonato Brasileiro é muito decepcionante, não é só a marca de derrotas, mas de desempenho, de atuações, o Palmeiras dos postulantes ao título é aquele que teve mais semanas para treinar, para se preparar e o time não decolou em nenhum momento. Acho que aí a mudança de discurso, as duas partidas anteriores, as duas derrotas anteriores, tropeços anteriores era meio como ?não temo um Ademir, os jogadores não têm responsabilidade defensiva?, acho que aquilo não pegou bem internamente, tanto que o Abel agora, depois da sova do Bragantino, colocou a culpa nele mesmo", completa.

O jornalista afirma que o treinador deve buscar uma mobilização para enfrentar o Flamengo na tentativa de evitar que o Palmeiras fique sem nenhum troféu depois de uma temporada anterior com títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, além do estadual com Vanderlei Luxemburgo no comando.

"Acho que esse processo de mobilização por um jogo só, Libertadores, ele é a última tentativa e acho também que a temporada do Palmeiras terminando sem o título da Libertadores, sem nada, sem nenhum troféu, é muito decepcionante, é uma coisa devastadora até, aliada ao discurso do Abel também de insatisfação e desconforto em relação ao país, a sua situação aqui, eu acho que é um peso muito grande, a minha impressão é de que de fato faltam poucos dias para o Abel deixar o comando do Palmeiras", diz Arnaldo.

Juca Kfouri acredita que o treinador não permanecerá no Palmeiras nem mesmo em caso de título da Libertadores e cita texto publicado pelo jornalista André Rocha no UOL sobre Abel Ferreira colocar seus objetivos pessoais acima dos que tem o clube que dirige.

"Eu tenho essa impressão de que independentemente do que aconteça na final da Libertadores, ele vai embora. Claro, ele prefere ir embora bicampeão da Libertadores, talvez abra portas para ele na Europa, inclusive. Eu convido vocês a lerem se não leram o blog do André Rocha, em que ele diz que o Abel está com um projeto pessoal e que desrespeita o Palmeiras. Muito bom o texto, eu acho que ele foi na mosca", diz Juca.

"Me parece evidente, ele está mobilizando o time do Palmeiras para um jogo, descartando o Campeonato Brasileiro de uma maneira absolutamente leviana, que não respeita o Palmeiras e o investimento feito no elenco do Palmeiras, para ter a glória de poder chegar na Europa e dizer 'eu ganhei duas vezes Champions deles lá, esse é o meu currículo novo'. Eu acho que é por aí, eu acho que ele está fazendo esse cálculo e isso é um desrespeito ao Palmeiras", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.