Topo

OPINIÃO

Mauro: "Momento do Neymar não é bom, com futebol aquém na seleção e PSG"

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 04h00

De volta à seleção brasileira após cumprir suspensão na vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela, Neymar foi titular no empate sem gols contra a Colômbia, neste domingo (10). O desempenho do atacante, porém, foi discreto. Após participar de boas jogadas no primeiro tempo, ele caiu de produção na segunda etapa. O camisa 10 chamou a atenção por erros em dribles e na construção de jogadas, sem ser decisivo como em outras partidas.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Mauro Cezar Pereira, Rodrigo Mattos e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas analisaram o desempenho de Neymar na partida, disputada em Barranquilla. Eles se mostraram preocupados com a atuação sem brilho do jogador.

Mauro usou a declaração de Neymar, de que a Copa-2022 pode ser a última dele, para mostrar que o jogador tenta evitar análises sobre sua fase atual. "Na verdade, esse tipo de declaração é muito conveniente para o personagem, porque desvia um pouco o foco da discussão. Passamos a discutir o futuro, que é uma mera especulação, e não se discute o momento. E o momento do Neymar não é bom. O futebol que ele está apresentando está aquém na seleção e no PSG", opinou.

Para Rodrigues, o atacante está longe de ser o jogador decisivo de outros tempos com a camisa da seleção. "O desempenho do Neymar está cada vez pior com a seleção brasileira. O Brasil depende muito do talento dele, que é o único jogador fora de série dessa seleção. Ele não tem mostrado uma vontade grande em campo e hoje [ontem] estava até nervoso em campo, entrando em confusão com o Mina. Quando o Neymar não está no jogo e participando muito, é uma queda geral", comentou.

E não é só na seleção que Neymar tem sido discreto. Mauro apontou que, no PSG, ele se tornou uma espécie de 'coadjuvante de luxo' de Kylian Mbappé e Lionel Messi. "Até o status de craque do time, hoje, ele não tem mais. O Neymar não tem jogado bem. Muita gente ignora, mas na temporada passada o PSG teve Mbappé como protagonista destacado, mas muito à frente. O Neymar teve alguns momentos e o Mbappé resolveu vários jogos difíceis para o time e, muitas vezes, sem a companhia do Neymar", disse o colunista.

Rodrigues chamou a atenção para a perda de apetite de Neymar durante o empate sem gols contra a Colômbia, e como isso também afetou o restante do time. "O Neymar é, indiscutivelmente, um jogador muito acima dos outros, mas ele está piorando. A vontade dele é triste. Ver um cara com o talento que ele tem é um desperdício. No comecinho do jogo, ele teve boas jogadas, mas caiu muito de rendimento no segundo tempo. Você não vê mais as arrancadas que ele tinha. A eficiência nos dribles e no passe caíram muito. Perdeu bolas bobas. Parece não ter uma gana de carregar a seleção, marcar gols. A gente percebe que ele não está nem um pouco a fim de jogar, e parece que a seleção está contagiada", completou.