Topo

Cruzeiro

Cruzeiro diminui risco de queda, mas ainda se mantém bem longe da Série A

Luxemburgo ainda acredita, mesmo que com poucas possibilidades, no acesso do Cruzeiro - Divulgação/Cruzeiro
Luxemburgo ainda acredita, mesmo que com poucas possibilidades, no acesso do Cruzeiro Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

11/10/2021 04h00

O Cruzeiro ganhou moral e ânimo com a importante — e imponente — vitória por 3 a 0 em cima do Coritiba, líder da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado diante do primeiro colocado ajuda a aumentar a confiança entre os jogadores, que ainda vão disputar nove rodadas na competição. No entanto, o sonho dos cruzeirenses, que é o acesso à Série A, ainda é algo bem distante.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste tem apenas 0,34% de chance de voltar à Série A do Brasileirão. A estatística até melhorou, mas de forma quase insignificante, uma vez que no fim de setembro a probabilidade de acesso era de 0,18%, também de acordo com a UFMG.

Com mais 27 pontos em disputa, a Raposa, que atualmente soma 38, precisa de uma campanha praticamente perfeita para aumentar consideravelmente sua probabilidade de acesso. O time de Vanderlei Luxemburgo, caso vença todas as partidas que lhe restam, chegaria a 65 pontos somados. E, nos últimos anos, nos cálculos da UFMG, uma equipe que atinge 65 pontos tem 99% de chance de subir à Série A.

Nos últimos seis anos essa pontuação foi a de corte [limite do quarto colocado] apenas uma vez, em 2015, quando o América-MG fechou o grupo dos quatro classificados à Série A. No ano passado o Cuiabá terminou na quarta colocação e subiu com 61 pontos. Em 2019 o Atlético-GO fechou o G4 com 62 pontos, em 2018 o Goiás foi o quarto colocado com 60 pontos; em 2017 o Paraná com 64 pontos, em 2016 o Bahia somou 63 pontos na quarta colocação, em 2015 o América-MG com 65 pontos e em 2014 o Avaí subiu com 62 pontos.

Risco de queda

Se as chances de voltar à Série A ainda são bem reduzidas, o time pelo menos também se afasta da possibilidade de cair para a Série C. O departamento de matemática da UFMG mostra que a chance de o Cruzeiro cair para a Terceira Divisão é de 0,77%.

"Nós estamos distantes ainda. Temos que saber que estamos atrasados no percentual [chance de acesso]. Temos decisão na terça, depois tem outra, depois tem outra, vamos jogar só jogos decisivos. O importante é que avançamos na tabela e adquirimos respeito dos adversários, isso é muito importante", analisou Vanderlei Luxemburgo logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba.

Cruzeiro