Topo

Colunistas: Do que Neymar precisa para voltar a render melhor na seleção?

Neymar discute com o árbitro após confusão com Mina na partida entre Brasil e Colômbia - REUTERS/Luisa Gonzalez
Neymar discute com o árbitro após confusão com Mina na partida entre Brasil e Colômbia Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/10/2021 12h52

Neymar, assim como a seleção comandada por Tite, voltou a ter uma atuação apagada no empate sem gols com a Colômbia, em jogo realizado na noite de ontem (10), pela quinta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo. O craque retornou após cumprir suspensão e ficou marcado por uma discussão com o ex-palmeirense Mina.

O atacante de 29 anos não vive boa fase tanto na seleção como no PSG, seu time atual. O que acontece? Do que Neymar precisa para voltar a render melhor no Brasil e ser a principal arma ofensiva da equipe do Tite? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles responderam:

A seleção é que precisa depender menos de um jogador que parece repetir Ronaldinho Gaúcho: entediado e em decadência antes dos 30 anos. Só que sem uma Copa e duas Bolas de Ouro. Um desperdício de talento quase do mesmo tamanho.
ANDRÉ ROCHA

Ser jogador de futebol.

JUCA KFOURI

Neymar anda triste. Precisa de carinho. E de uma folga para voltar a ser como antes. Hoje, burocrático.
MENON

Focar mais em ser um atleta de alto nível do que um popstar. Bola ele tem. Só lhe falta maturidade.
MILTON NEVES

Precisa ser mais intenso e imprevisível. Mas, não depende só dele. Tite tem que fazer o time se movimentar mais e ter mais velocidade na circulação da bola.
PERRONE

Neste começo de temporada, o problema de Neymar não tem sido a seleção. O camisa 10 também não tem se dado bem pelo Paris Saint-Germain. À distância, me parece que ele ainda não está completamente em forma. Mas tem um outro fator a ser considerado: o tédio das eliminatórias já praticamente decididas e de um campeonato exageradamente previsível, como o Francês.
RAFAEL REIS

Duas coisas bem simples: recuperar a forma física e voltar a focar sua vida no futebol.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Neymar vem fazendo seu pior começo de temporada desde que chegou ao futebol europeu, em 2013. Não vive sua melhor forma física e técnica e não demonstra motivação em campo. Mas enquanto o Tite ficar passando a mão na cabeça dele e ficar dizendo que está tudo bem, não vejo como esse cenário mudar.
RODOLFO RODRIGUES

Ele ainda não me parece no melhor da sua forma física. Pelo PSG também vinha tento atuações abaixo do seu normal. Na seleção ainda se encaixa no modo acomodado que o time vem apresentando nos últimos jogos. Intensidade baixa, concentração oscilante. Sem contar o funcionamento coletivo ruim do time, que também acaba prejudicando.
RODRIGO COUTINHO

O problema maior está no time que, hoje, não potencializa seus jogadores. É um time pobre de ideias ofensivas. Dito isso, Neymar não tem um bom início de temporada. Mas, na Copa América, quando ele esteve bem, os problemas coletivos já estavam lá. A ver o que está causando a má fase de Neymar, se é cabeça, físico, hoje não dá para dizer.
RODRIGO MATTOS