Topo

São Paulo

Belmonte garante permanência de Crespo e detalha planejamento do São Paulo

Carlos Belmonte, diretor do São Paulo - Reprodução / Youtube
Carlos Belmonte, diretor do São Paulo Imagem: Reprodução / Youtube

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 19h38

O argentino Hernán Crespo está mantido no comando técnico do São Paulo, independentemente de qual seja o resultado desta noite (11) diante do Cuiabá, na Arena Pantanal. Quem garante isto é Carlos Belmonte, diretor de futebol do Tricolor e um dos responsáveis pelas decisões no clube do Morumbi.

"Acredito no trabalho e queremos dar continuidade, lógico que precisamos também dos resultados, porque futebol é isso. Mas independente do resultado de hoje à noite, o Crespo não será demitido, pois nós temos convicção no trabalho dele", afirmou o dirigente em entrevista concedida ao programa Segunda Opinião da Rádio Energia 97.

Além da permanência do treinador no CT da Barra Funda, Belmonte explicou que o clube estuda as opções do elenco, analisa alguns nomes da base e já se planeja para a próxima temporada. O São Paulo tem o objetivo de disputar a Copa Libertadores em 2022, mas no momento está fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

"Estamos analisando os contratos dos atletas, quem está com contrato perto de acabar, se vamos renovar ou não, e, até o final de outubro/início de novembro iremos concluir esse processo. Após resolvermos isso, nosso pensamento será voltado para a próxima temporada. Eventuais saídas devem acontecer, nosso foco é manter o elenco e apostar nos nossos atletas de Cotia, como alguns garotos como Beraldo, Vitinho, Luizão e Pedrinho que devem já subir ano que vem", pontuou Belmonte.

O São Paulo entra em campo logo mais, às 20h (horário de Brasília), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória do Tricolor, o clube fará parte do grupo dos dez primeiros colocados pela primeira vez na temporada. Em contrapartida, em caso de derrota, os comandados de Hernán Crespo voltarão a conviver com a briga contra o rebaixamento já que a distância para o Bahia — o primeiro dentro do Z4 — é de apenas três pontos.

Veja outros trechos da entrevista de Carlos Belmonte:

Sobre negociação pela renovação de Arboleda

"O Arboleda é um jogador muito importante para nós, no momento ele está no Equador, mas assim que retornar vamos nos reunir para continuar as negociações, queremos que o atleta permaneça conosco".

Sobre situação do contratual de Benítez

"O Benítez fez um primeiro semestre, principalmente no Paulistão onde foi eleito o melhor jogador. Depois teve problemas de lesão, perdeu espaço no elenco. Mas é um grande jogador. Vamos analisando mês a mês, já estamos conversando na principal possibilidade que é mais um ano de empréstimo. Temos um problema grande de caixa, não temos recurso para viabilizar [a compra definitiva]".

Sobre a situação de Orejuela

"O Orejuela é um jogador que apostamos para disputar vaga com Igor Vinicius, que na época era nosso único lateral-direito, visto que havíamos sido informados pela comissão técnica do Diniz de que o Daniel Alves estava jogando como meia e não queria mais jogar na lateral. Com a volta dele [Daniel Alves] para a lateral depois da chegada do Crespo, o Orejuela acabou perdendo espaço e também sofreu seguidas lesões, mas temos a expectativa de que ele comece a render".

Sobre contrato de Galeano

"Já o Galeano é a mesma situação do Benítez, não temos como comprá-lo e queremos prorrogar seu contrato de empréstimo".

Sobre situação do atacante Pablo

"Pablo é um jogador que faz parte do elenco, em seu contrato está firmado um 'gatilho' por tempo de clube, no caso esse tempo aconteceu em setembro e por isso nós temos que acertar um valor com o Athletico-PR. Faremos o pagamento assim que tivermos condições financeiras para isso. Há também uma cláusula de renovação automática de contrato, caso ele entre em campo mais uma vez, o contrato que terminaria no final de 2022 irá ser renovado por mais um ano, terminando em dezembro de 2023".

São Paulo