Topo

Palmeiras

Brasileirão deve servir como teste do Palmeiras para final da Libertadores

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/10/2021 09h00

O Palmeiras terá, pelo menos, mais nove rodadas do Brasileirão até a final da Libertadores, marcada para o dia 27 de novembro. No entanto, o técnico Abel Ferreira indicou na coletiva do último sábado (9), após a derrota em casa por 4 a 2 para o Bragantino, que deve utilizar o torneio apenas como preparação para a decisão contra o Flamengo.

Em 2020, a estratégia de deixar o Brasileiro de lado para priorizar as Copas deu certo. O Verdão foi apenas o sétimo colocado na Série A, mas levou a Copa do Brasil e a Libertadores. Já eliminado da primeira na atual temporada, o treinador parece jogar todas as fichas no título continental.

"Tenho que ser realista, não posso vender sonhos. Quando se vê um Atlético-MG fortíssimo, sem facilitar nada e um Flamengo também fortíssimo... Nós estamos em um mau momento. Há muito jogo pela frente e temos que lembrar que temos um jogo no dia 27, e estes jogos do Brasileiro vão nos preparar para lá. Apesar das ausências, vamos trabalhar para fazer mais e melhor. Somos o Palmeiras, jogue quem jogar, mais jovens, mais experientes, é o Palmeiras que joga e quem entra precisa ter responsabilidades", avaliou.

A situação no Brasileirão, realmente, não é das melhores. O time perdeu sete dos últimos 10 jogos que realizou e não vence há quatro rodadas. Além disso, vê o Atlético-MG disparar e abrir 14 pontos de vantagem na ponta do torneio. Até mesmo a vaga no G4 já começa a ficar ameaçada. O Palestra ainda é o terceiro, com 39, mas já se assusta com as aproximações do Fortaleza, com 39, Bragantino, 38 e Corinthians, 37.

Mesmo se o torneio virou apenas um treino para a Libertadores, o clube precisa melhorar seu desempenho. Diante do Bragantino, o treinador não contou com seus dois laterais pela direita, que estavam lesionados. Sem Marcos Rocha, machucado na coxa direita, e Mayke, que passou por uma cirurgia no joelho direito, o comandante não quis testar Garcia, que ainda faz parte da equipe sub-20.

Porém, a entrada do zagueiro Kuscevic no setor bagunçou demais a defesa alviverde. Essa mudança, aliada à entrada de Danilo Barbosa na zaga, foi a principal responsável por abrir espaços para o Bragantino, que conseguiu marcar quatro gols. O primeiro em uma falha na recomposição. O segundo e o terceiro em erros individuais de Danilo e Kuscevic, na saída de bola.

Outro ponto negativo do treinador foi no excesso de atacantes. O Alviverde terminou a partida com Breno Lopes, Deyverson, Luiz Adriano, Veron e Dudu. O grande número de atletas para finalizar as jogadas de pouco adiantava, pois não havia ninguém no meio capaz de encontrar espaços para acioná-los.

Dessa forma, Abel terá mais um 'teste' já nesta terça-feira (12), às 21h30. Pela 26ª rodada, o Palmeiras enfrenta o Bahia fora de casa.

Palmeiras