Topo

Brasileirão - 2021

Sport vence a terceira seguida e acaba com invencibilidade do Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/10/2021 18h26

O Sport segue firme e forte em sua recuperação na tabela do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (9), com um gol de Paulinho Moccelin, o Leão bateu o Corinthians, por 1 a 0, e conquistou sua terceira vitória seguida. O clube do Parque São Jorge, que chegou nesta rodada com ambição de retornar ao G4, perdeu a sequência invicta ao ser derrotado pela primeira vez após dez jogos.

Durante todo o confronto na Arena Pernambuco, o Sport adotou uma estratégia de compactação defensiva, dando espaço para o Corinthians no campo de defesa. O jogo foi monótono até os minutos finais do segundo tempo, quando as duas equipes se lançaram ao ataque e o espaço foi aberto pelo meio de campo. Justamente neste contexto, Marcão encontrou Paulinho Moccelin, que acertou um chute cruzado e venceu o goleiro Cássio.

Com o resultado no Recife, o Sport chegou aos 26 pontos ganhos, ultrapassou Grêmio e Santos na tabela de classificação e apenas não deixou a zona de rebaixamento porque o Bahia também venceu na rodada. O Corinthians se mantém com 37 pontos, na quinta colocação do Campeonato Brasileiro.

O melhor: Gustavo Oliveira

O meia-atacante foi a melhor alternativa ofensiva do Sport ao longo de todo o confronto. Posicionado nas costas dos laterais do Corinthians, o garoto, de 19 anos, criou as melhores chances do Leão pelas beiradas do campo.

O pior: Jô

Ficou sem função no esquema armado por Sylvinho e acabou ocupando o espaço que poderia ter sido ocupado por algum de seus companheiros. Com ele em campo, o Corinthians ficou sem mobilidade e preso na marcação adversária.

Sport superior no primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais foram de protagonismo do Sport. O clube da casa montou uma marcação compacta em seu campo de defesa, deixou o Corinthians trabalhar a bola e soube sair em velocidade nos contra-ataques. Ao todo, foram sete finalizações no primeiro tempo, sendo seis delas em direção ao gol defendido por Cássio.

VAR anula gol de Sabino

A postura do Leão da Ilha fez efeito aos 24 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, Sabino subiu mais alto do que seu marcador e testou para o fundo da rede. O lance, no entanto, foi invalidado pelo VAR já que o zagueiro Rafael Thyere, em posição de impedimento, foi ao encontro da bola e tentou o cabeceio, o que caracterizou sua participação na jogada.

Posse de bola ineficaz

Na etapa final, o Corinthians chegou a bater 70% de posse de bola, mas muito pouco perigo ofereceu ao gol do Sport. Com Jô preso no meio dos zagueiros e com o adversário adotando uma marcação baixa, o time de Sylvinho ficou sem criatividade e não soube encontrar espaços na defesa rubro-negra. O contexto foi um convite aos contra-ataques do Leão.

Sylvinho manda o Corinthians para frente

Sem conseguir agredir o Sport no segundo tempo, Sylvinho promoveu uma mudança tática no Corinthians ao tirar Cantillo e Jô e mandar a campo os pontas Adson e Gustavo Mosquito. A consequência foi um jogo mais aberto, com as duas equipes tendo espaço para atacar.

Marcão arranca e Paulinho Moccelin abre o placar

Time mais agressivo da partida, o Sport viu sua estratégia ser recompensada na reta final do segundo tempo. Com o jogo aberto, Marcão recebeu no meio de campo, avançou, tabelou com Mikael e achou Paulinho Moccelin aberto pela esquerda. O meia-atacante puxou a bola para o pé direito, posicionou o corpo e bateu forte. O goleiro Cássio chegou a encostar na bola, mas não conseguiu desviá-la e evitar o gol do Leão.

Próximos jogos

O Sport volta a campo na próxima quinta-feira (14), quando enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um dia antes, o Corinthians mede forças com o Fluminense, na Neo Química Arena, em confronto que contará com 30% de público nas arquibancadas de Itaquera.

FICHA TÉCNICA:

SPORT 1x0 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Data: 09/10/2021 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartões amarelos: Marcão, Sander, Paulinho Moccelin e Héctor Nuñez (Sport)
Cartões vermelhos: -

Gols: Paulinho Moccelin, aos 35' do 2º tempo (1-0)

SPORT: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere (Chico), Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison, Luciano Juba (Paulinho Moccelin), Everton Felipe (Tréllez) e Gustavo Oliveira (Leandro Barcia); Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Mosquito); Gabriel Pereira (Luan), Giuliano, Renato Augusto (Gustavo Mantuan) e Roger Guedes; Jô (Adson). Técnico: Sylvinho.