Topo

Flamengo põe à prova desempenho como visitante em duelo contra o Fortaleza

Bruno Henrique comemora com Renato Gaúcho seu segundo gol na partida entre Flamengo e Barcelona-EQU - Marcelo Cortes/CRF
Bruno Henrique comemora com Renato Gaúcho seu segundo gol na partida entre Flamengo e Barcelona-EQU Imagem: Marcelo Cortes/CRF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2021 04h00

Vivo nas três frentes de batalha da temporada, o Flamengo visita hoje (9) o Fortaleza, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão, apostando no retrospecto como visitante para superar um momento de turbulência causado por lesões e desfalques.

Em 2021, os rubro-negros mostram que sair do Maracanã não intimida os cariocas e foram batidos longe de seus domínios apenas por Atlético-MG e Juventude em toda a temporada. No Brasileirão, o time só é superado pelos atleticanos e pelo Red Bull Bragantino como visitante.

O time de Renato Gaúcho soma 17 vitórias e dois empates, com 58 gols a favor e 20 sofridos. Esse aproveitamento, que engloba partidas do Carioca, da Copa do Brasil, do Brasileiro e da Libertadores, aponta para aproveitamento de 76%.

"O Flamengo joga três vezes por semana, o Flamengo joga três competições. Tem tempo para que? Depois eu ainda tenho de escutar as pessoas dizendo que o Flamengo não se interessa pelo Campeonato Brasileiro", disse o técnico Renato Gaúcho, que não esconde a insatisfação com as críticas.

Essa performance fora de casa aumenta a confiança em um momento marcado por baixas e questionamentos sobre o rendimento da equipe. Na última rodada, um Fla cheio de reservas ficou no empate por 1 a 1 contra o Red Bull Bragantino, resultado que impediu que a equipe se aproximasse um pouco mais do líder Galo.

Para o duelo na capital cearense, o elenco terá nova prova de fogo para mostrar sua força. Diante do quarto colocado da competição, os rubro-negros não terão novamente Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, convocados para as suas respectivas seleções para rodadas das Eliminatórias à Copa 2022. Diego, David Luiz e Gustavo Henrique, todos lesionados, estão no Rio de Janeiro e sequer viajaram com a delegação.

Por outro lado, o treinador respira aliviado com as voltas de Filipe Luís e Diego Alves contra os tricolores. Com dores musculares, o lateral ficou no banco em Bragança Paulista e vai para o jogo. Já o camisa 1 se recuperou de uma gripe e retoma a posição.

"Eu estou muito satisfeito com meu grupo. Independentemente do time que entra em campo, os números estão aí. A gente não tem tempo nem para dormir direito, vivemos em hotel e avião. Mas o campeonato não parou. Tem equipes que jogam uma, duas vezes por semana. O Flamengo joga três. Jogadores mal tem tempo de ver suas famílias", afirmou o técnico.

Ontem (8), a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) informa que Arrascaeta foi cortado da Celeste por uma lesão muscular na coxa. A lesão assustou o Rubro-Negro, mas o quadro não sugere que seja algo grave.

Live do Flamengo

Após a partida na Arena Castelão, acompanhe a Live do Flamengo com Renato Maurício Prado e André Rocha comentando o desempenho do Rubro-Negro na Home do UOL, na página do Fla no UOL Esporte, no Canal UOL ou no canal do UOL no YouTube.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA x FLAMENGO
Competição: 25ª rodada do Brasileirão
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 9 de outubro de 2021 (sábado)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (Fifa/MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)

FORTALEZA: Felipe Alves; Titi, Tinga e Jackson; Felipe, Éderson, Lucas Crispim, Yago Pikachu e Lucas Lima; Robson e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

FLAMENGO: Diego Alves (Gabriel Batista), Matheuzinho, Léo Pereira, Rodrigo Caio e Filipe Luis; Willian Arão, Thiago Maia, Andreas e Vitinho; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Renato Gaúcho