Topo

Série B - 2021

Sampaio vence Vasco com um a menos e pênalti defendido no último lance

Vasco perde para o Sampaio Corrêa na Série B do Campeonato Brasileiro - Rafael Ribeiro/Vasco
Vasco perde para o Sampaio Corrêa na Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco

Colaboração para o UOL, de São Paulo

09/10/2021 23h11

Com um jogador a menos durante todo o segundo o tempo, o Sampaio Corrêa venceu o Vasco por 1 a 0 na noite de hoje (9), no estádio Castelão, em São Luís (MA), em partida válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Allan Godoi, de cabeça, no segundo tempo.

O resultado coloca fim em sequências de ambos os times. A Bolívia Querida estava há sete jogos sem vencer, enquanto o Cruz-maltino vinha de cinco jogos de invencibilidade.

Com o resultado, o Sampaio Corrêa sobe para a décima colocação e agora soma 40 pontos. Com as vitórias de Guarani e CSA, o Vasco acabou caindo para a oitava colocação com 43 pontos.

Na terça-feira (12), o Sampaio volta ao Castelão para receber o Vitória, que luta contra o rebaixamento para a Série C. Já o Vasco entrará em campo somente no próximo sábado (16) contra o líder Coritiba em São Januário.

Luiz Daniel: herói do jogo

Apesar do gol impedido que sofreu no começo do segundo tempo e o cartão amarelo no lance da expulsão de Luis Gustavo, o goleiro Luiz Daniel foi o grande nome do Sampaio Corrêa, fazendo defesas que evitaram o empate e protagonizando os dois lances mais bonitos da partida.

Aos 32 do segundo tempo, ele evitou um voleio à queima-roupa do Daniel Amorim, de braços abertos, no melhor estilo goleiro de handebol. No último lance da partida, a arbitragem deu pênalti para o Vasco e Luiz Daniel defendeu a cobrança de Nenê e o rebote vascaíno.

Pênalti, mas com revisão

Com apenas 14 minutos de jogo, Ciel dividiu a bola com o goleiro Vanderlei e o árbitro marcou pênalti para o Sampaio Corrêa. Depois da habitual discussão, Caio Max vai ao vídeo e volta atrás da marcação. Ciel, que foi a vítima da falta revista, levou cartão amarelo por reclamação.

Cartão vermelho, e sem revisão

Já na reta final da primeira etapa, Luis Gustavo recebeu cartão vermelho direto por falta em Gabriel Pec. Os dois vinham correndo lado a lado quando o zagueiro do Sampaio fez a falta na meia-lua. Apesar de o protocolo permitir revisão nesse tipo de lance, Caio Max manteve a decisão de campo e ainda amarelou mais dois jogadores do Sampaio por reclamação. Na cobrança de falta, Nenê manda em cima da barreira.

Nenê impedido

Com dois minutos da etapa complementar, Nenê chegou a balançar as redes do Castelão, porém o bandeirinha anulou o gol. À primeira vista, o meia do Vasco estava em posição legal, com um defensor do Sampaio dando muita condição, mas o impedimento estava na origem da jogada, quando Gabriel Pec recebeu a bola na entrada da área.

Pressão do Sampaio

Os minutos que se seguiram após o gol anulado foram bem intensos para a Bolívia Querida. Vanderlei foi exigido algumas vezes, mas em todas conseguiu se sobressair na jogada e evitar o gol dos mandantes.

Aos 19, ele novamente fez uma boa defesa, na bomba do Pimentinha, mas na cobrança de escanteio o gol do Sampaio enfim saiu, com Allan subindo mais alto e abrindo o placar no Castelão.

Figueiredo: entrou para ser amarelado

Aposta tática de Fernando Diniz para a reta final de jogo, Figueiredo entrou em campo aos 40 minutos para ser mais um atacante do Vasco. Três minutos depois ele foi amarelado por falta em Daniel Godói, sua única participação expressiva na partida.

Ficha técnica

Sampaio Corrêa 1 x 0 Vasco
Competição:
Campeonato Brasileiro Série B (29ª rodada)
Local: Estádio Castelão, em São Luís/MA
Data: 9 de outubro de 2021, sábado
Hora: 21h, de Brasília
Público: 13.993 torcedores
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos do RN)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Luiz Daniel, Alyson, Márcio Araujo e Ciel (Sampaio Côrrea); Daniel Amorim (Vasco)
Cartão vermelho: Luis Gustavo (Sampaio Côrrea)
Gol: Allan Godoi, aos 24 minutos do segundo tempo

Sampaio Corrêa: Luiz Daniel; Luis Gustavo, Allan, Nilson Júnior e Alyson; Baraka, Marcio Araujo (Ferreira), Eloir e Nadson (Jean Silva); Pimentinha e Ciel. Técnico: Felipe Surian

Vasco: Vanderlei; Zeca (Figueiredo), Ricardo (Daniel Amorim), Leandro Castan e Riquelme; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel, Morato, Nenê e Gabriel Pec (João Pedro); Cano. Técnico: Fernando Diniz