Topo

Ironizado por Neto, time de Douglas Luiz já ganhou Champions; conheça

Clube onde atua o volante brasileiro é um dos mais antigos do futebol europeu - James Williamson - AMA/Getty Images
Clube onde atua o volante brasileiro é um dos mais antigos do futebol europeu Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/10/2021 10h36

Pivô da polêmica entre o apresentador Neto e o volante Douglas Luiz, o Aston Villa, time da Inglaterra, virou assunto entre os torcedores desde o desentendimento entre os dois, ocorrido ontem.

Isso porque o clube europeu foi ironizado e chamado de "Portuguesa Santista que fala inglês" pelo ex-jogador, que criticou a convocação do atleta para a seleção brasileira em detrimento de Danilo, do Palmeiras, e Willian Arão, do Flamengo.

Mas, afinal, qual o tamanho do Aston Villa no cenário do futebol mundial? O UOL Esporte ajuda a sanar esta dúvida.

Clube tradicional

Fundado em novembro de 1874 na cidade de Birmingham, região central da Grã-Bretanha, o Aston Villa é um dos mais antigos do continente e fez parte do grupo que organizou a Football League, a primeira liga de futebol do mundo.

A equipe também é considerada uma das fundadoras da Premier League [atual formato do Campeonato Inglês], já no início dos anos 90. O time joga no Villa Park, estádio construído em 1897 que hoje abriga 42 mil pessoas.

Vista do Villa Park em um jogo do Aston Villa no Campeonato Inglês - Andrew Boyers/Reuters - Andrew Boyers/Reuters
Vista do Villa Park em um jogo do Aston Villa no Campeonato Inglês
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Champions na sala de títulos

Em relação aos títulos, o grande destaque fica para a conquista de uma edição da Champions League em cima do Bayern de Munique.

A glória se deu na temporada 81/82, pouco tempo depois de o clube faturar o seu 7° - e por enquanto último - Campeonato Inglês.

Há também, no currículo do Aston Villa, sete conquistas da Copa da Inglaterra e outras cinco da Copa da Liga Inglesa.

Astros do passado e do presente

Astros do futebol como Peter Schmeichel (ex-goleiro), e James Milner (hoje no Liverpool) passaram pela equipe de Birmingham.

Além de Douglas Luiz, alguns destaques do elenco atual ficam para Ashley Young (lateral e ponta), Emiliano Martínez (goleiro) e Danny Ings (atacante).