Topo

Jornal cita 4 brasileiros na lista de 60 maiores talentos da geração 2004

Ângelo, Matheus Nascimento, Savinho e Tobias são os destaques brasileiros da geração 2004 - Divulgação Santos, Vitor Silva, Pedro Souza e Ricardo Duarte
Ângelo, Matheus Nascimento, Savinho e Tobias são os destaques brasileiros da geração 2004 Imagem: Divulgação Santos, Vitor Silva, Pedro Souza e Ricardo Duarte

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

07/10/2021 11h23

O Brasil, celeiro de jovens promissores no futebol, emplacou quatro jogadores na lista dos 60 maiores talentos da modalidade com nascimento no ano de 2004. O jornal inglês The Guardian, responsável pela eleição, citou o ponta-direita santista Ângelo, o atacante atleticano Sávio, o centroavante botafoguense Matheus Nascimento e o lateral direito do Internacional Vinícius Tobias — vendido ao Shakhtar Donetsk (UCR) — como os representantes brasileiros do guia.

Sobre Ângelo, do Santos, o jornal destaca o "poder de fogo" do atacante, o mais jovem jogador a marcar gol em uma edição de Copa Libertadores — aos 16 anos, quatro meses e 16 dias —, quebrando recorde que durava desde 1962. O tento foi assinalado contra o San Lorenzo (ARG) na partida de ida da terceira fase da Libertadores de 2021.

A melhor maneira de explicar o quão bom Ângelo é provavelmente através de estatísticas e registros. É o mais jovem da história a marcar gol na Copa Libertadores, aos 16 anos, quatro meses e 16 dias, quebrando um recorde que era conquistado por Juan Carlos Cardena desde 1962 (...) Aos 15 anos, 10 meses e quatro dias, ele também se tornou o segundo jogador mais jovem a fazer sua estreia no Santos, batendo até mesmo o rei Pelé", destacou a publicação.

O The Guardian ainda cita que o Santos é uma fábrica de estrelas, mencionando carreiras como a de Neymar, Robinho e Rodrygo, vendido pelo Peixe ao Real Madrid (ESP) em 2018 — cuja transferência ocorreu em 2019 por questões de idade.

"Seu estilo é parecido com o de Rodrygo, mistura técnica e grande potência no drible", completou o The Guardian.

Cavani brasileiro?

Matheus Nascimento, do Botafogo, foi citado pela publicação como "Pequeno Cavani", pelo estilo de jogo e os cabelos longos.

"Ele é o atacante mais promissor há anos em um país que teve problemas no ataque nas últimas duas Copas do Mundo. Está no Botafogo desde 2015, quando chamou a atenção dos treinadores do clube que viram seu potencial", publicou o Guardian.

Um dos mais habilidosos da geração

Sobre Sávio, do Atlético-MG, o jornal inglês aponta que ele é um dos jovens mais hábeis da geração. O próprio jogador, em entrevista publicada pelo Guardian, citou que seu ídolo é Ronaldinho Gaúcho, campeão da Libertadores com o Galo, em 2013.

"Savinho tem a alegria do futebol dentro de si e tem os movimentos do futebol brasileiro (...) e fez sua estreia profissional em setembro de 2020 com 16 anos, cinco meses e dias, quebrando o recorde de Reinaldo de ser o jogador mais jovem a jogar pelo clube no Brasileirão", destacou.

Lateral 'camisa 10'

Vinicius Tobias foi contratado pelo Shakhtar Donetsk após trabalho do olheiro Jos Boto. Na visão do observador, ele é um camisa 10 que atua na ala. A história de vida do garoto foi destacada no jornal inglês.

"Tem a história típica de um jogador de futebol brasileiro de origem pobre que via no esporte uma forma de ter uma vida melhor. Nascido em São Paulo e criado na Favela do Buraco Quente com cinco irmãos, não teve uma educação fácil", publicou.