Topo

Sport vence Juventude e encerra jejum de gols dentro de casa

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

06/10/2021 20h59

O Sport venceu o Juventude por 3 a 1, na noite de hoje (6), na Arena Pernambuco, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Leão foram feitos por José Welison, Mikael e Chico, enquanto Paulinho Bóia descontou para a equipe visitante.

O triunfo da equipe pernambucana representa uma quebra de jejum para o time que não marcava em casa desde a 11ª rodada do torneio. A última vez que o Leão havia balançado as redes em Pernambuco foi na vitória diante do Fluminense, por 1 a 0.

Com o resultado, o Sport permanece na zona de rebaixamento, na 18ª posição, mas agora com 23 pontos. O Juventude, por sua vez, passa a ocupar a 15º colocação com 27 pontos.

Na próxima rodada, o Sport enfrenta o embalado Corinthians, sábado (9), às 16h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco. No mesmo dia, às 21h, o Juventude recebe o América-MG, no estádio Alfredo Jaconi, em Caixas do Sul (RS).

Torcida rubro-negra na arena

A torcida do Sport está de volta! Depois da proibição de cerca de um ano e meio por causa da pandemia da Covid-19, os rubro-negros puderam acompanhar de perto ao jogo contra o Juventude. Seguindo o decreto do governo de Pernambuco, 2.500 ingressos foram disponibilizados para a torcida rubro-negra, todos destinados aos sócios.

Foi bem: José Welison marcador/assistente

José Welison foi o curinga do Sport na noite de hoje. Além de ser responsável por abrir o marcador para o Leão em seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, também foi o autor do passe que deu a Mikael a oportunidade de anotar o segundo da equipe, garantindo a vantagem no placar até o final da partida.

Foi mal: Guilherme Castilho sem movimentação

Substituído aos 27 da segunda etapa, o volante Guilherme Castilho não estava em sua melhor noite. O volante pouco se movimentou na partida e não conseguiu fazer a ligação entre os setores da equipe, dificultando o desenvolvimento de jogadas de ataque que poderiam ter dado um outro rumo para o jogo.

Marcação nota 10

O Sport não conseguiu evoluir seu jogo durante os primeiros 25 minutos de partida e, consequentemente, deu um pouco de paz ao goleiro Douglas Friedrich. O principal motivo foi a marcação do Juventude sempre muito bem posicionada para recuperar a bola. Sobrou para o Leão da Ilha as jogadas e viradas de jogo através de bola alta, que pouco adiantou, mas surtiu efeito por um pequeno momento.

Times espelhados

O esquema tático das duas equipes montadas no 4-1-4-1 fez refletir um jogo bem parecido de toques curtos e precisos entre os times, que pouco pressionavam a saída de bola do adversário e priorizavam a movimentação recuada. Na maioria das vezes acontecendo no próprio campo de defesa em busca de um vacilo para atacar.

Iguais até nos ataques

Não bastasse a marcação e um estilo de jogo parecido, os ataques também foram quase simultâneos. Com 25 minutos de jogo, Guilherme Castilho, do Juventude, arrancou pelo meio e invadiu a área do Leão para chutar com a perna esquerda para fora do gol. Menos de um minuto depois, o Sport deu o troco com Hernanes, que chutou rasteiro e levou perigo a Douglas.

Batucada proibida

Os torcedores do Sport com instrumentos musicais foram impedidos de tocar ao som dos cânticos da torcida. Os membros foram chamados atenção pela Polícia Militar, que orientaram todos a deixar os instrumentos do lado de fora da arquibancada se quisessem retornar a assistir ao jogo. O motivo para a proibição, segundo a própria PM, seria a aglomeração causada pelos torcedores em torno do batuque.

Sport marca e a torcida volta a gritar na Arena

O Sport fez o seu primeiro gol com a volta da torcida aos estádios pernambucanos. O responsável pela alegria rubro-negra foi o volante José Welison, aos 35 da primeira etapa, que mandou de cabeça para o fundo do gol depois de um cruzamento de Everaldo.

Marcação vacila, e Sport amplia

Se antes José Welison marcou, dessa vez deu assistência perfeita para ampliar o placar em um vacilo da defesa do Juventude, bastante elogiada no começo da partida. O volante aproveitou abertura na defesa e viu oportunidade para sair em velocidade e servir Mikael na cara do gol, que encheu a perna esquerda e chutou forte, sem chances para Douglas aos 3 minutos do segundo tempo.

Gol anulado na Arena

Mikael quase fez o segundo gol, se não fosse os olhos atentos do assistente Helton Nunes. No lance, aos 10 da segunda etapa, Hernanes o lançou cara a cara com Douglas que mandou para o fundo das redes, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada.

Chico faz 500° gol do Brasileirão

O zagueiro Chico marcou aos 23 minutos do segundo tempo e, além de garantir a goleada, também foi responsável pelo 500° gol do Brasileirão de 2021. No lance, Sander cobrou falta da esquerda e Chico, que tinha acabado de entrar, cabeceou e marcou o terceiro gol do Sport na partida.

Paulinho Bóia diminui para a Juve

Aos 32 minutos da segunda etapa, Michel invadiu a área pela direita e foi ao chão após contato com Chico. O árbitro Bráulio da Silva Machado apontou o pênalti, Paulinho Bóia bateu no canto direito de Maílson que não conseguiu evitar o gol.

Lateral assume o gol da Juve

O lateral-esquerdo William Matheus assumiu o gol do Juventude nos minutos finais de partida. O goleiro Douglas sofreu choque com Marcão, realizou um curativo na cabeça e não conseguiu mais seguir em campo e o técnico Marquinhos Santos já havia realizado cinco substituições.

Chances no final

Mesmo com a entrada de Paulinho Moccelin no lugar de Everaldo e Pedro Victor no lugar de Hernanes, o Sport bem que tentou, mas não conseguiu ampliar ainda mais o placar. O Juventude, por outro lado, com um jogador a menos e um lateral no lugar do goleiro, evitou sair para o ataque e valorizou a posse de bola recuada.

FICHA TÉCNICA:

SPORT 3 x 1 JUVENTUDE
Motivo:
24ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Data e hora: 06/10/2021 (quarta-feira), às 19h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
Cartões amarelos: Michel (JUV) e Everaldo, Hernanes (SPO)
Gols: Zé Welison (SPO), aos 35 minutos do primeiro tempo; Mikael (SPO), aos 3 minutos do segundo tempo e Chico (SPO), aos 23 também do segundo tempo.

SPORT: Mailson, Ewerthon, Thyere, Sabino, Sander, Marcão, José Welison, Hernanes (Pedro Victor), Everaldo (Paulinho Moccelin), Gustavo (Chico )e Mikael. Técnico: Gustavo Florentin.

JUVENTUDE: Douglas, Quintero, V. Mendes, William M., M. Macedo, Dawhan, Jadson (Wescley), Castilho (Ricardinho), Sorriso, Capixaba (Paulinho Bóia) e Roberson (Nico Castillo). Técnico: Marquinhos Santos.