Topo

Fortaleza vence Fluminense, que decepciona torcida em volta ao Maracanã

Caio Blois e Bruno Fernandes

Do UOL, no Rio de Janeiro e Maceió

06/10/2021 23h30

O Fortaleza venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite de hoje (6), no Maracanã, em partida que marcou o reencontro de Fred com a torcida tricolor, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Leão do Pici foram marcados por Marcelo Benevenuto e Titi, aos 3 minutos e aos 14 do segundo tempo, ambos de cabeça após cobrança de escanteio de Lucas Crispim.

Com o resultado, o Fluminense desce uma posição e passa a ocupar a 9ª colocação, com 32 pontos somados. O Fortaleza, por sua vez, retorna ao G4 da tabela ocupando a quarta posição, com 39 pontos somados.

Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Atlético-GO, sábado (9), às 16h (de Brasília), no Maracanã. No mesmo dia, um pouco depois, às 19h, o Fortaleza recebe o Flamengo, na Arena Castelão, no Ceará.

Fred nos braços da torcida

Fred reencontrou os torcedores no Maracanã em sua segunda passagem pelo clube após a aprovação do retorno do público aos estádios em meio a pandemia de coronavírus. Ao todo foram exatamente 1956 dias de espera desde seu último jogo com a camisa do Fluminense diante da torcida tricolor.

Foi bem: Matheus Jussa novo titular

A ideia de Vojvoda de colocar Matheus Jussa como titular no lugar de Lucas Lima surtiu efeito. Isso possibilitou que a equipe conseguisse segurar o Fluminense por um bom tempo no meio do campo do Maracanã, sendo protagonista de uma série de divididas que dificultaram a vida do Tricolor carioca.

Foi mal: Luccas Claro falha em gols e é o pior do Flu

A noite de retorno da torcida não foi de boa atuação do Fluminense. Mas o destaque negativo ficou por conta de Luccas Claro, que marcou a bola nos dois lances de gol do Fortaleza. No primeiro, Nonato —que segurava dois atacantes— não acompanhou Benevenuto. No segundo, a antecipação de Titi aconteceu também em sua desatenção. Marcos Felipe tampouco ajudou, demorando a sair do gol no primeiro pau.

Caio Paulista vai mal e torcida pede Arias

Quem também não jogou bem foi o atacante Caio Paulista. Desde que voltou de lesão e renovou o contrato, o camisa 70 não repetiu o mesmo nível de atuações do início da temporada.

Lance de nervosismo

Aparentemente, Fred ficou nervoso no reencontro com a torcida no Maracanã e "perdeu" um belo gol logo no primeiro lance de perigo da partida, após Danilo Barcelos levantar a bola na área e o atacante ficar com liberdade para cabecear e acabar errando. Fred, porém, estava em posição irregular.

Vojvoda muda escalação

O Fortaleza ficou mais protegido no meio do campo com a titularidade de Matheus Jussa escalado pelo técnico Vojvoda no lugar de Lucas Lima. Com essa nova formação, a equipe cearense se mostrou mais ofensiva nos primeiros minutos de partida. O Fluminense, por outro lado, apesar de ter vontade, não conseguiu encaixar jogadas ofensivas.

Jogo pegado e sequência de divididas

Faltou fôlego para a equipe do Fortaleza em meados da primeira etapa e o que se pôde ver no Maracanã foi um show de divididas de ambas as equipes que protagonizaram pelo menos seis jogadas deste tipo em menos de 30 segundos.

Na trave!

No último lance do primeiro tempo, Danilo Barcelos, que ouviu algumas vaias da torcida tricolor, cobrou bem a falta direto para o gol de Felipe Alves no melhor e último lance de perigo da equipe carioca na primeira etapa. A bola explodiu no travessão.

Zaga se atrapalha e Fortaleza abre

O Fortaleza abriu o placar com pouco tempo da segunda etapa em cobrança de escanteio de Lucas Crispim. Marcelo Benevenuto aproveitou uma zaga atrapalhada no lance e subiu mais que a marcação do Fluminense para cabecear e mostrar mais uma vez sua força em bola parada de escanteio.

De cabeça de novo

Em mais uma cobrança de escanteio, Lucas Crispim, agora pelo lado esquerdo do campo, mandou na cabeça de Titi, que novamente subiu mais que a defesa do Fluminense e mandou para o gol tricolor para carimbar a vitória que não acontecia há 15 anos diante da equipe carioca.

Titi marcou o segundo gol do Fortaleza na partida contra Fluminense, no Maracanã - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Titi marcou o segundo gol do Fortaleza na partida contra Fluminense, no Maracanã
Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Fred amarelado

Fred perdeu a cabeça depois que tomou um lençol de Ronald, do Fortaleza. Antes mesmo de terminar o lance, o atacante empurrou o adversário que caiu no chão. Mesmo caído, foi puxado pela camisa, fazendo o ânimo esquentar no Maracanã.

André luta até o fim e é único aplaudido pela torcida

Na derrota decepcionante do Fluminense, o único jogador festejado foi o volante André. Aos 43, o moleque de Xerém foi aplaudido pelos torcedores, que entoaram seu nome nas arquibancadas.

Poucas aglomerações no entorno

Mesmo com os bares abertos, diferentemente do que prometeu a Prefeitura, o entorno do Maracanã não teve grandes registros de aglomerações. Em apenas um dos pontos havia bastante gente desrespeitando o distanciamento social: a esquina das ruas Isidro de Figueiredo e São Francisco Xavier. Ali, havia uma barreira para a entrada, e a via é ponto tradicional de encontro dos tricolores. Nas entradas, não havia filas ou demora para acessar o estádio, e o protocolo funcionou bem, apesar das reclamações por causa da burocracia para ir ao jogo.


FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 0 x 2 FORTALEZA

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 06/10/2021 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bhon (ambos de PR)
Cartões amarelos: Henríquez, Marcelo Benevenuto (FOR) e Fred (FLU)
Gols: Marcelo Benevenuto (FOR) e Titi (FOR) aos 3 minutos e aos 14 do segundo tempo;

Fluminense: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos, André, Nonato, Yago Felipe (Arias), Luiz Henrique (Lucca), Fred e Caio Paulista (Gabriel Teixeira) (Bobadilla). Técnico: Marcão

Fortaleza: Felipe Alves, Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi, Yago Pikachu, Matheus Jussa, Ronald, Éderson, Lucas Crispim, Romarinho e Henríquez. Técnico: Juan Pablo Vojvoda