Topo

Finalista da Sul-Americana, Bragantino se inspira no Fla por voos maiores

Red Bull Bragantino aposta alto em firmar posição entre os grandes do continente - JUAN JOSÈ GARCIA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Red Bull Bragantino aposta alto em firmar posição entre os grandes do continente Imagem: JUAN JOSÈ GARCIA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2021 04h00

A final da Copa Sul-Americana significa muito para o Red Bull Bragantino. Conquistar um título internacional é pilar importante na construção de um projeto que mira voos ainda mais altos nos próximos anos. E mesmo que o degrau seguinte na escalada do Massa Bruta ainda esteja distante, hoje (6), um marco se apresenta. Pela frente estará um finalista da Libertadores e que pode ser até visto como inspiração ao clube.

No estádio Nabi Abi Chedid, o rival será o Flamengo, atual campeão brasileiro, que esteve na final do Mundial de 2019 jogando contra o Liverpool, da Inglaterra, após conquistar a Libertadores, e que — mesmo sendo um clube grande cuja torcida é a maior do país — também passou por processo de reconstrução em anos passados. O jogo está marcado para as 20h30 (de Brasília) e vale pela 24ª rodada do Brasileirão.

Para o Bragantino, olhar o Flamengo é perceber que é possível. Mesmo que sempre tenha vivido realidade diferente, de clube tradicional e acostumado a grandes feitos, o Mengão se reconstruiu, aumentou o poder de investimento e colhe os frutos de apostas corretas. Vive uma sequência de títulos de fazer inveja a qualquer um.

Já a equipe de Bragança Paulista se restabeleceu após firmar parceria com a multinacional de bebidas energéticas que investe em futebol em vários países, além de outros esportes. A escalada passou pela conquista de lugar na Série A, a permanência na elite, e agora o estágio seguinte prevê conquistas.

Para isso, o clube gastou mais de R$ 100 milhões numa política de contratações que evidencia projeto e olhar no futuro. Reforços de atletas jovens, com potencial de revenda e crescimento mostram que o Bragantino não quer ser forasteiro na turma de cima.

Investimento não é novidade para o Flamengo. Só nesta temporada, o Mengão buscou acréscimos de peso como Andreas Pereira, que deixou o Manchester United, e Kennedy, ex-Chelsea. Além da manutenção de seus principais jogadores, como Gabigol, Bruno Henrique, De Arrascaeta, Everton Ribeiro e Pedro.

O Rubro-Negro decide a Libertadores em 27 de novembro, contra o Palmeiras, e também é semifinalista da Copa do Brasil, competição na qual enfrenta o Athletico. Além disso, está na briga pelo topo da tabela do Brasileirão.

Já o Red Bull Bragantino é finalista da Sul-Americana e jogará contra o Athletico Paranaense em 20 de novembro pela inédita glória continental — as duas finais de torneios continentais serão no estádio Centenário, em Montevidéu (URU). Não bastasse isso, ocupa posição de respeito na classificação do Brasileirão: o sexto lugar, com 34 pontos.

O clube apresentou, ainda, o projeto de construção de seu centro de treinamentos, que terá 157 mil metros quadrados de área, oito campos de treinamento, alojamentos para todas as categorias de base, academia, auditório, pistas de corrida, área de apoio, entre outras atrações. O projeto prevê conclusão em 2023. A diretoria também pretende transformar o estádio Nabi Abi Chedid em uma arena com capacidade para 16 mil pessoas.

Com olhar voltado para fincar pé no grupo dos grandes clubes do Brasil, o finalista da Sul-Americana desafia quem já está acostumado com este lugar. Quem sabe surge, em uma simples rodada do Brasileirão, a chance de mostrar novamente que já pode fazer parte deste seleto grupo no qual estão suas inspirações.