Topo

Palmeiras

Em silêncio, Jailson inicia nesta quarta 'turnê de despedida' do Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

06/10/2021 04h00

Jaílson, 40, deve fazer hoje (6), contra o América-MG, seu 101º jogo com a camisa do Palmeiras. Curiosamente, ele também enfrentou o América-MG no 1º turno, e até defendeu um pênalti. Dono de uma das trajetórias mais inusitadas do futebol profissional moderno, e sem perspectiva de renovar contrato, o goleiro não deve chegar a completar mais uma dezena de jogos pelo clube.

Com contrato até 31 de dezembro, e com Weverton completamente indiscutível, Jaílson talvez inicie hoje uma contagem regressiva de cinco jogos para sua saída do Palmeiras. Por conta de sua convocação para a seleção brasileira, o titular alviverde não enfrentará o time mineiro, às 21h30 desta quarta, na Arena Independência — além de Red Bull Bragantino, sábado (9), e Bahia, na próxima terça-feira (12).

A tendência é Weverton também ser convocado para a próxima rodada das Eliminatórias à Copa 2022, para enfrentar Colômbia (11/11) e Argentina (16/11), perdendo assim os compromissos verdes contra Atlético-GO (10/11) e Fluminense (14/11). Se Weverton for titular contra a Argentina, Jaílson pode ser ainda o goleiro do Palmeiras no clássico do dia 17, contra o São Paulo.

Na situação de Jaílson, outro jogador talvez estivesse falando do assunto em ritmo de despedida e nostalgia, rememorando histórias e conquistas. Mas não Jaílson. O camisa 42, jogador do elenco há mais tempo no clube —desde 2014— vai se despedindo da Academia de Futebol em silêncio absoluto.

Não concede entrevistas a ninguém, nem mesmo à TV Palmeiras, veículo oficial do clube. Aliás, ele nem tem mais assessoria de imprensa. Jaílson porta-se com um velho boxeador que sabe que seus dias de ringue estão chegando ao fim e só quer sentir o prazer de calçar as luvas e desfrutar dos combates um punhado mais de vezes.

Em junho, em entrevista ao UOL, Rogério Godoy, treinador de goleiros do Palmeiras, comentou que Jaílson, a despeito da idade, vivia bom momento por ser muito dedicado, entre outros fatores. "Basta observar os jogos que o Jaílson vem fazendo. Ele comprou o nosso trabalho e está muito bem preparado", disse. "Ele treina com os garotos, faz o treino mais intenso", revelou.

Mesmo assim, o contrato dele não deve mesmo ser renovado. E, desse modo, vai chegando ao fim no Palmeiras a história do veterano que foi estrear na Série A apenas aos 35 anos, depois de rodar o Brasil. E que, por um sorriso do destino, conseguiu jogar quase sete anos no clube pelo qual sempre torceu.

Goleiro tem números ótimos e títulos como poucos

j - Cesar Greco - Cesar Greco
Paulo Buosi (E), vice-presidente, Mauricio Galiotte (D), presidente, e Jailson, goleiro do Palmeiras, em treino nesta sexta
Imagem: Cesar Greco

Jailson tem 100 jogos com a camisa do Palmeiras, 91 deles iniciados como titular. No Palmeiras desde o fim de 2014, estreou em janeiro de 2015, num amistoso contra o Shandong Luneng (CHI). À época comandados por Cuca, os chineses perderam por 3 a 1.

O grande ano de Jaílson no Palmeiras veio em 2016. Convocado para a Olimpíada, Fernando Prass nem chegou a jogar, cortado por um problema no mesmo cotovelo direito que operara um ano antes. Curiosamente, quem o substituiu na seleção foi Weverton, que jogava no Athletico-PR. No Palmeiras, a missão inicialmente foi dada a Vágner, contratado naquele ano. Mas com suas falhas, Jaílson emergiu.

Aos 35 anos, o ex-goleiro do Ceará jamais havia disputado uma partida na Série A do Brasileiro. Jogou a primeira contra o Vitória-BA, em 7 de agosto. E só foi sair do time nos minutos finais de Palmeiras x Chapecoense de 27 de novembro, substituído pelo recuperado Fernando Prass, na cena mais apoteótica do jogo que coroou o título alviverde. Jaílson jogou 19 partidas na campanha. Não perdeu nenhuma.

Em sete anos, o goleiro conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro (2016 e 2018), dois da Copas do Brasil (2015 e 2020), um Paulistão (2020) e uma vez sagrou-se campeão da Copa Libertadores (2020). Juntamente com Dudu, é o único do elenco remanescente da conquista do Brasileiro de 2016.

Com 27 partidas de invencibilidade entre 2016 e 2017, é o segundo no ranking de partidas seguidas sem perder na história do clube. Perde apenas para Edu Bala, com 34.

Fim de Papo no ar

No Fim de Papo após o clássico paulista, Danilo Lavieri e Isa Valiero falam sobre o desempenho do Alviverde. O Fim de Papo poderá ser visto na Home do UOL, no Meu Time Agora do Palmeiras, na página do time no UOL Esporte, no Canal UOL, no app do Placar UOL e no canal do UOL Esporte no YouTube.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG x PALMEIRAS
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 06/10/2021 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Marlon; Lucas Kal, Alê e Ademir; Zárate, Fabrício e Felipe Azevedo. Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS: Jaílson; Gabriel Menino, Luan, Renan e Jorge; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Wesley. Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras