Topo

Vasco

Caso dos 28 beneméritos do Vasco volta à 1ª instância e segue indefinido

Imbróglio envolve pessoas indicadas à benemerência por Eurico que Campello não reconheceu e depois voltou atrás - Bruno Braz/ UOL
Imbróglio envolve pessoas indicadas à benemerência por Eurico que Campello não reconheceu e depois voltou atrás Imagem: Bruno Braz/ UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/10/2021 20h25

O processo que questiona a legitimidade da benemerência de 28 sócios do Vasco teve mais um capítulo hoje (6), mas segue indefinido pela Justiça. Em novo julgamento na tarde desta terça-feira, um recurso foi provido para anular o acordo feito pelo ex-presidente Alexandre Campello que suspendia as honrarias, e o caso retornou para a 1ª instância. No entanto, como uma liminar anteriormente obtida pelo sócio Ricardo Figueiredo —suspendendo os efeitos das nomeações dos beneméritos— seguiu mantida, tais títulos honoríficos estão suspensos até que haja uma sentença.

Todo o imbróglio se deu em 2018, no primeiro ano da gestão de Campello, quando o ex-presidente aceitou um acordo que não reconhecia os 28 envolvidos como beneméritos com a alegação de que eles não possuíam pontuações para tal benefício. A maioria deles era integrante do grupo político "Casaca", e foram indicados em 2017 pelo falecido ex-presidente Eurico Miranda.

Posteriormente, Campello se aproximou politicamente deste grupo e foi à Justiça desfazer o acordo, fazendo com que o caso tivesse novos desdobramentos jurídicos.

Atualmente, alguns dos 28 indicados à benemerência deixaram o "Casaca" e integram o "Fuzarca", fundado pouco tempo depois da morte de Eurico Miranda.

Vasco