Topo

Brasileirão - 2021

OPINIÃO

Quem ganha e quem perde com a volta da torcida? Colunistas opinam

Cuca e jogadores do Atlético-MG agradecem torcida após vitória sobre o Inter - Agência I7/Mineirão
Cuca e jogadores do Atlético-MG agradecem torcida após vitória sobre o Inter Imagem: Agência I7/Mineirão

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

05/10/2021 11h48

Resumo da notícia

  • Colunistas dizem qual time ganha e qual perde com a volta da torcida na Série A
  • "Financeiramente todos ganham. No campo, depende", analisa André Rocha
  • "Acredito que Flamengo, Corinthians e Galo", opina o blogueiro Milton Neves
  • Marcel Rizzo: "Todos clubes ganham porque voltarão a ter receitas fundamentais"

A última rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no fim de semana, foi marcada pela tão esperada volta da torcida aos estádios na Série A. Entre hoje (5) e quinta-feira (7), mais dez jogos serão realizados com a presença de público, todos válidos pela 24ª rodada, a começar por Corinthians e Bahia, nesta terça-feira (5), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Mas qual time ganha e qual time perde com a volta dos torcedores aos estádios? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles responderam:

Financeiramente todos ganham. No campo, depende. Quem está bem receberá apoio e isso ajuda. Mas time em crise terá que conviver com uma pressão extra.
ANDRÉ ROCHA

Ganham, e muito, Flamengo e Corinthians. Perdem o Bragantino e times que serão pressionados pela torcida, como o São Paulo.
JUCA KFOURI

Todos ganham financeiramente, principalmente os que já têm mais, pois botam mais gente e cobram mais caro. Esportivamente, ganharão os que já estão bem. Perderão os que estão mal e que serão ainda mais pressionados. Caberá aos jogadores transformar essa pressão em algo positivo. Mas nem eles sabem como isso se dará. Só a prática vai mostrar.
JULIO GOMES

Todos os clubes ganham porque voltarão a ter receitas fundamentais, que são a de ingressos, operação de jogos e sócio-torcedor. Por outro lado, a pressão da arquibancada costuma derrubar treinador e dificultar a vida de jogador em fase ruim. Muito profissional não estaria onde está hoje se torcedores estivessem frequentando os jogos nos últimos 18 meses.
MARCEL RIZZO

Todos ganham, financeiramente falando. E os clubes que estão mal podem ganhar também, desde que façam um pacto de salvação com os torcedores.
MENON

Acredito que Flamengo, Corinthians e Galo, por terem as torcidas que fazem a diferença dentro do estádio. Olha, e por incrível que pareça, acho que a do Palmeiras atrapalhará. Será que Abel aguentará por muito tempo a "turma do amendoim"?
MILTON NEVES

Em princípio, todos ganham. É sempre melhor jogar com a torcida apoiando. Quem pode perder é quem está mal, pois o apoio pode virar vaia e pressão. Mas de uma maneira geral acho que todos, em princípio, ganham.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Todos ganham, torcedores, jogadores e clubes. Apesar da capacidade reduzida nos estádios, a volta do público um novo ânimo para todos. Inclusive para as finanças de alguns clubes.
RODOLFO RODRIGUES

O principal ganho é financeiro. Mesmo com capacidade reduzida, o que ainda é necessário, já dá para melhorar um pouco a arrecadação. Esportivamente pode se ganhar ou perder, mas é algo que sempre aconteceu no futebol. Cabe aos jogadores e treinadores se readaptarem. Aplausos e vaias fazem parte do contexto.
RODRIGO COUTINHO

Sob o ponto de vista financeiro, todos serão beneficiados, embora no início as partidas estejam dando pouco dinheiro ou prejuízo. Esportivamente, o mando de campo voltará a ter peso, já que estudos mostram que essa vantagem tinha sido bastante reduzida sem público.
RODRIGO MATTOS