Topo

Brasileirão - 2021

No reencontro com a torcida, Corinthians vira sobre o Bahia e chega ao G4

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/10/2021 23h24

Em noite que marcou o retorno do público à Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Bahia por 3 a 1, de virada, e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro. O triunfo foi construído com gols de Roger Guedes, Cantillo e Jô, enquanto Gilberto abriu o placar para os visitantes.

O Timão chegou a 37 pontos e alcançou a quarta colocação. O Tricolor baiano, por sua vez, permanece com 23 e mantém a luta para sair da zona de rebaixamento.

Vale lembrar que o Fortaleza e o Red Bull Bragantino, que podem ultrapassar a equipe do técnico Sylvinho, vão entrar em campo amanhã (6), contra Fluminense e Flamengo, respectivamente.

Na próxima rodada, o Corinthians visita o Sport, enquanto o Bahia encara o Athletico-PR, fora de casa.

Fiel conhece a Neo Química Arena

Anunciada no aniversário de 110 anos do Corinthians, em setembro do ano passado, a Neo Química Arena recebeu pela primeira vez a torcida desde que deixou de ser chamada de Arena Corinthians. Em parceria com a Hypera Pharma, detentora dos naming rights do estádio, o clube mudou os nomes dos setores. Agora chamados de Setor Norte Engov, Setor Sul Doril, Setor Leste Superior Neosaldina, Setor Leste Inferior Epocler, Setor Oeste Superior Benegrip e Setor Oeste Inferior Buscopan.

A última partida com público no local havia sido em 26 de fevereiro do ano passado, no empate em 1 a 1 com o Santo André, pelo Paulistão.

O protocolo

Para acessar o estádio, os corintianos precisaram apresentar o comprovante das duas doses da vacinação contra a Covid-19 ou o comprovante da dose única da fabricante Janssen. Os torcedores que ainda não completaram o ciclo de imunização foram liberados mediante documentação atestando o recebimento da primeira dose e mais um exame de PCR negativado ou um teste de antígeno.

O protocolo foi criado pelo Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo. Até o dia 14 de outubro, os clubes estão liberados a utilizarem até 30% da capacidade de seus estádios. Do dia 15 ao fim do mês, a liberação será de metade de todos os assentos disponíveis. A partir de novembro, não mais haverá restrições de acesso.

Pouco mais de 10 mil presentes

Estiveram na Neo Química Arena 10.470 pagantes e 10.624 presentes. A expectativa inicial era de cerca de de 14.600, o que representaria os 30% liberados.

Quem foi bem

Autor do gol da virada, Cantillo saiu bastante aplaudido pela torcida. Além de ter feito o segundo do Corinthians no jogo, o volante colombiano participou de jogadas importantes no decorrer da partida.

Quem foi mal

Por outro lado, Lucas Araújo acabou falhando e prejudicando o Bahia. Ao cometer o pênalti no fim do primeiro tempo, recebeu o segundo amarelo e deixou o Tricolor baiano com um a menos durante toda a etapa final.

Primeira virada com Sylvinho

Esta foi a primeira virada do Corinthians desde a chegada de Sylvinho. O técnico foi anunciado em maio, para substituir Vagner Mancini. O jogo desta noite foi o 26º sob o comando dele.

Corinthians pressiona

A partida começou com o Corinthians tendo mais posse de bola e buscando "empurrar" o Bahia para o campo de defesa. A equipe de Sylvinho, porém, encontrava certa dificuldade para encontrar espaços e criar chances mais claras. A primeira grande oportunidade foi quando Gabriel Pereira achou Renato Augusto no meio da área, mas o camisa 8 pegou mal e mandou por cima.

VAR, pênalti e gol

Apesar de não demonstrar muita organização ofensiva e pouco ter chegado ao ataque, o Bahia foi o time que abriu o placar, inaugurado em cobrança de pênalti de Gilberto. O próprio atacante sofreu a falta, ao ser puxado por Lucas Piton após cruzamento — o árbitro Denis Serafim marcou a penalidade após ser chamado ao VAR para análise do lance.

Pênalti, expulsão e empate

Após o gol, o Corinthians foi para cima em busca do empate. Nos acréscimos do primeiro tempo, Willian avançou e tocou para Giuliano, que dominou na área e chutou. Ao tentar cortar a finalização, Lucas Araújo colocou o braço na frente e o pênalti foi marcado. O volante, que havia recebido um cartão amarelo pouco antes, foi punido novamente e acabou expulso. Na cobrança, Roger Guedes deixou tudo igual.

Virada

O Corinthians voltou com intensidade ao segundo tempo para aproveitar o fato de ter um jogador a mais. E logo no início, conseguiu virar o placar. Após levantamento de Fagner, Cantillo desviou e mandou para o fundo da rede.

Duas vezes Claus

A equipe da casa, aos poucos, foi encontrando os espaços que não achou na etapa inicial. Pouco depois de fazer o segundo, o Timão esteve perto do terceiro, mas parou em Mateus Claus, que fez duas defesas — primeiramente, em finalização de Giuliano e, no rebote, em chute de Gabriel Pereira.

Jô amplia

O atacante Jô, que entrou no intervalo na vaga de Willian, deixou o cenário da partida um pouco mais tranquilo para o Corinthians. Após finalização de Gabriel Pereira de fora da área, o atacante aproveitou o rebote e mandou para o gol — a bola ainda bateu no travessão antes de balançar a rede. A arbitragem marcou impedimento, mas o lance foi analisado pelo VAR e o gol foi validado.

Com o gol, o camisa 77 se isolou como o maior goleador da Neo Química Arena, com 28 gols. Ele estava empatado com o paraguaio Ángel Romero.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 3 x 1 BAHIA
Competição: Campeonato Brasileiro - 24 rodada
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 5 de outubro de 2021, terça-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (Fifa/AL)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)
Cartão amarelo: Lucas Araújo (BAH)
Cartão vermelho: Lucas Araújo (BAH)
Gols: Gilberto, do Bahia, aos 32'/1ºT; Roger Guedes, do Corinthians, aos 49'/1ºT; Cantillo, do Corintians, aos 6'/2ºT; Jô, do Corinthians, aos 23'/2ºT

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Cantillo (Gabriel), Giuliano, Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito), Renato Augusto (Luan) e Willian (Jô); Róger Guedes (Adson). Técnico: Sylvinho

BAHIA: Mateus Claus, Nino Paraíba, Gustavo Henrique, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo, Patrick de Lucca, Daniel (Luizão) e Lucas Mugni (Edson); Gilberto (Ronaldo César) e Thonny Anderson (Óscar Ruíz). Técnico: Diego Dabove