Topo

La Liga - 2021/2022

Suárez castiga Barcelona, Atlético de Madri vence e afunda rival na crise

Luis Suárez comemora gol do Atlético de Madrid contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol - REUTERS
Luis Suárez comemora gol do Atlético de Madrid contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

02/10/2021 17h53

Pouco mais de um ano após a conturbada saída do Barcelona, Luis Suárez castigou o clube catalão na tarde de hoje. O atacante uruguaio brilhou com gol e assistência na vitória por 2 a 0 do Atlético de Madri e afundou ainda mais o Barça na crise. O jogo no estádio Wanda Metropolitano foi válido pela oitava rodada do Campeonato Espanhol.

Suárez, que na temporada passada deixou o Barcelona depois de ser preterido pelo técnico Ronald Koeman, foi o grande responsável por jogar mais pressão para cima do holandês — o time catalão venceu apenas uma das últimas seis partidas. O centroavante deu o passe para o gol de Lemar e ampliou com frieza antes do intervalo. A partida também marcou o reencontro de Antoine Griezmann contra o ex-clube.

Com o resultado, o Atlético alcança o Real Madrid na liderança do Espanhol, com 17 pontos. O rival, no entanto, ainda joga na sequência da rodada. Já o Barcelona, com 12 pontos, ocupa somente a nona posição.

As equipes só voltam a campo daqui a duas semanas, no dia 17 de outubro, após a pausa para a data Fifa. O Atlético visita o Granada, enquanto o Barça recebe o Valencia.

Vingança? Suárez brilha com gol e assistência

suarez - REUTERS - REUTERS
Luis Suárez marcou o segundo gol do Atlético de Madri na vitória para cima do Barcelona, pelo Campeonato Espanhol
Imagem: REUTERS

Terceiro maior artilheiro da história do Barcelona, Luis Suárez fez diante do ex-clube aquilo que mais sabe: gol. Foi dele o segundo do triunfo do Atlético de Madri, aos 43 minutos do primeiro tempo, após receber livre um passe de João Félix. O uruguaio manteve a frieza de frente para Ter Stegen e só teve o trabalho de tirar do goleiro.

Antes, o uruguaio já havia sido decisivo ao dar o passe para o gol que inaugurou o placar. Em jogada que também contou com participação de Félix, Suárez acionou Lemar, que bateu forte para balançar a rede.

Uma atuação de gala do "Pistoleiro", que deixou o Barça em setembro do ano passado depois ter sido colocado para treinar separado do grupo justamente pelo técnico Ronald Koeman.

Griezmann também reencontra ex-clube

Suárez não foi o único jogador a reencontrar o Barcelona hoje. Além do uruguaio, que fez a sua segunda partida contra o ex-clube, Griezmann também participou da vitória neste sábado. O francês entrou em campo na metade do segundo tempo na vaga justamente de Suárez.

O jogador retornou ao Atleti em agosto após duas temporadas sem brilho no Barça.

Coutinho perde única chance do Barça

O Barcelona foi dominado na partida, é verdade, mas teve uma boa chance para vislumbrar uma difícil reação. Aos 14 minutos do segundo tempo, o brasileiro Philippe Coutinho teve a melhor (e única) oportunidade para marcar para o Barça. Ele recebeu com liberdade após um contra-ataque, teve espaço para finalizar, mas acabou chutando em cima de Oblak.

Apesar do erro de Coutinho, que foi substituído pouco depois para a entrada de Ansu Fati, o Barça esteve longe de ameaçar a tranquila vitória do Atlético de Madri.

Koeman vê derrota de longe

koeman - AFP - AFP
Ronald Koeman, técnico do Barcelona, assiste ao jogo contra o Atlético de Madri, pelo Campeonato Espanhol
Imagem: AFP

Suspenso, Ronaldo Koeman viu das tribunas do Wanda Metropolitano à nova derrota do Barcelona. Bastante pressionado desde que perdeu as partidas para Bayern de Munique e Benfica na Liga dos Campeões, o técnico foi "bancado" pelo presidente Joan Laporta antes mesmo do clássico. O dirigente disse que o holandês permaneceria no cargo "independentemente do resultado de hoje".

Os números e desempenho, porém, jogam pressão para cima de Koeman. Em mais uma exibição ruim, o Barcelona não fez frente ao rival e soma agora somente uma vitória nas últimas seis partidas. A equipe ainda se vê em situação complicada na tabela tanto no Espanhol quanto na Champions.