Topo

São Paulo

Alex faz balanço de 6 meses como técnico no São Paulo: 'Aprendizado diário'

Início da nova carreira de Alex tem 17 vitórias em 24 jogos, mas técnico prefere focar no desenvolvimento de atletas - Divulgação/SPFC
Início da nova carreira de Alex tem 17 vitórias em 24 jogos, mas técnico prefere focar no desenvolvimento de atletas Imagem: Divulgação/SPFC

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

02/10/2021 04h00

O ex-meia Alex de Souza está prestes a completar seis meses como treinador do sub-20 do São Paulo e curte a boa fase no comando do time. Em resposta ao UOL Esporte, ele compara a função aos tempos de jogador, valoriza o aprendizado diário e fala de promessas da base tricolor.

"Não tem nada a ver com ser jogador. Diria que jogar é mais simples, mais prazeroso e menos complexo", diferencia o agora treinador. "Mas para mim está ótimo, porque está sendo como imaginei que seria. Como é um processo diário de aprendizado, está sendo muito válido para mim. Feliz demais e a cada dia mais certo de que fiz a escolha correta", celebra Alex, que chegou a ser cotado para times profissionais, mas preferiu começar na base tricolor.

Ele assumiu o cargo em abril e deixou claro desde o começo que os resultados seriam secundários, pois a prioridade seria desenvolver atletas para o time principal. Meses depois, porém, o trabalho do treinador apresenta não só bons nomes observados de perto pela comissão de Hernán Crespo, mas também bons resultados: a equipe lidera o Brasileirão sub-20 e o seu grupo no Paulistão da categoria.

"Óbvio que vencer é sempre melhor, mas meu trabalho aqui é feito de processos", diz Alex. "Tanto para os meninos, quanto para mim. Sabíamos que as derrotas aconteceriam em alguns momentos. Mas para aquilo que fui contratado e me propus a fazer, não posso reclamar de nada. Está tudo dentro do que foi combinado quando acertei", explica o treinador.

Uma das primeiras tarefas de Alex no São Paulo foi ajudar Crespo a fazer a lista de inscritos no Paulistão. Após estrear em junho, ele sustentou dez jogos de invencibilidade logo de cara, viu o São Paulo golear o Palmeiras em que é ídolo e mais recentemente vencer um jogo por 12 a 1, a maior goleada da história de Cotia. O atual aproveitamento do técnico à frente do sub-20 é de 73,6%.

Alex passa instruções para os garotos do São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Antes do São Paulo, Alex passou cerca de dois anos pensando em onde e como virar técnico
Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Mais importante do que isso, considera Alex, é aprimorar as promessas da base. No começo do mês, o coordenador de futebol Muricy Ramalho citou o zagueiro Beraldo, o lateral Nathan, o meia Pedrinho e o atacante Vitinho entre os bem cotados para subir ao profissional em 2022. O técnico do sub-20 evita falar em nomes, mas valoriza a evolução.

"Cada um deles, e também mais outros nomes vivem seus processos de evolução e de aprendizado. Serão usados no principal? Não sou eu quem vai responder; isso é com o pessoal do time principal. São atletas do clube, e o clube vai decidir o que fará com eles. Enquanto estiverem comigo, trabalharemos juntos para evoluirmos juntos", afirma Alex.

O sub-20 do São Paulo volta a campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo (3), no mesmo horário em que os profissionais jogam pelo Brasileirão. O jogo em Cotia é contra o Fluminense, tem transmissão da TV Band e vale pela 19ª e penúltima rodada da primeira fase do Brasileiro da categoria. A equipe está garantida no mata-mata e aguarda a definição do adversário nas quartas de final.

São Paulo