Topo

Thiago Silva aponta 'grande erro' de Dunga na seleção: 'Me deixar de fora'

Thiago Silva foi convocado por Tite para nova rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 - MB Media/Getty Images
Thiago Silva foi convocado por Tite para nova rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 Imagem: MB Media/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2021 16h43

Convocado por Tite para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, Thiago Silva vê sua ausência da seleção por aproximadamente um ano e meio com um "grande erro" de Dunga, então comandante canarinho.

Em entrevista ao "Globoesporte", o zagueiro do Chelsea questionou a maneira com que foi afastado da seleção após falha na partida contra o Paraguai, nas quartas de final da Copa América de 2015.

" Acho que foi um grande erro que ele cometeu me deixar de fora, não porque sou eu, mas pela maneira como foi lidada. Não tivemos uma conversa de ele chegar para mim e dizer: Thiago, não vou te convocar mais por causa disso, disso, disso. Você está precisando melhorar isso, isso e isso, enquanto isso você não volta", falou o defensor.

Para ele, "fatores externos" foram os responsáveis por fazer o técnico responsável por sua primeira convocação mudar de ideia.

"A gente meio que imagina (o que pode ter acontecido), porque já passou muito tempo, tem coisas que chegam novas, uns falam uma coisa, outros falam outras coisas. Mas foi o cara que me levou para a seleção. Não teria por que eu ter problema com o cara que me levou pela primeira vez para a seleção. Então acho que o problema foi mais dentro da cabeça dele. Com fatores externos do que propriamente comigo em si", completou.

Thiago diz que nunca houve uma conversa com Dunga para tratar deste assunto, e recorda de um episódio durante a Copa América de 2015 que desagradou o então comandante, mas que foi tratado com o então coordenador Gilmar Rinaldi.

"No final do jogo, passando na zona mista, alguém me perguntou da braçadeira de capitão, se eu tinha ajudado o Miranda ou outro zagueiro, e eu falei: 'Logicamente que sim, a partir do momento que a gente sabe quem é o capitão a gente passa a ajudar da melhor maneira possível, dentro de campo, com palavra ou outra'. E (a declaração) não foi bem vista pelo Dunga. E aí o Gilmar vem no meu quarto, tivemos conversa bem tranquila e eu falo: 'Gilmar, não falei nada demais, só respondi uma pergunta de um jornalista. Não poderia deixar sem resposta'. E não foi situação que falei: 'Ah, não gostei dele ter colocado fulano como capitão', se eu gostaria de ter sido, outra pessoa. Nada, nada, não falei nada. Só respondi a pergunta que o cara gostaria de saber e o Gilmar falou: 'O homem não quer que você fale mais de braçadeira de capitão'. Eu falei: 'Beleza, não comento mais. Deixa um assessor de imprensa do meu lado e pede para os jornalistas não me perguntarem mais'. Ponto", contou Thiago.

Sobre o pênalti na final contra o Paraguai, o jogador se arrepende de ter mentido par Dunga ao dizer que a bola não havia batido em sua mão.

"Cheguei no vestiário, após o episódio, e o Dunga me perguntou: 'Thiago, realmente bateu na sua mão?' Eu falei: 'Não, não bateu'. Então eu menti para ele naquele momento, tanto que ele sai dali, vai para a coletiva, parece que perguntam para ele e ele confirma aquilo que eu tinha falado para ele. Naquele momento, com ele, eu não fui leal. Foi o único momento que eu me arrependo de ter feito alguma coisa contra ele ou sei lá, que possa ter sido início, um 'start' de uma confusão da cabeça dele", complementou.