Topo

Flamengo esquece traumas na Libertadores e assume papel de bicho-papão

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Bruno Henrique, em Guayaquil - Marcelo Cortes/CRF
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Bruno Henrique, em Guayaquil Imagem: Marcelo Cortes/CRF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/09/2021 04h00

Foram 38 anos de fila, vexames em sequência e um trauma que parecia não acabar até o Flamengo vencer a Libertadores de 2019 e se consolidar como bicho-papão no cenário continental.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona (EQU), resultado que garantiu o Fla na decisão contra o Palmeiras, dia 27 de novembro, em Montevidéu, a equipe chutou para longe a desconfiança e chega à final com uma campanha irretocável e que demonstra a mudança de chave ocorrida na Gávea.

""Temos um grande adversário pela frente, mas hoje é dia de comemorar. A torcida tem de comemorar, o Flamengo está em mais uma final", afirmou o técnico Renato Gaúcho.

Após o triunfo em Guayaquil, o Rubro-Negro atingiu sua nona vitória na atual edição e empatou os outros três confrontos. A máquina de gols rubro-negra já marcou 32 e sofreu 12. Foram 18 marcados apenas nos seis jogos de mata-mata.

Maior invencibilidade

A "maldição" sul-americana ficou ainda mais distante depois do resultado no Equador. Com a vitória, o Rubro-Negro se igualou ao Sporting Cristal como o time com a maior sequência invicta do torneio: 17 partidas.

O Flamengo não precisa provar nada para ninguém, precisa trabalhar e dar alegrias para sua torcida. É a segunda final em três anos, são 17 jogos invictos. Imagina quando o Flamengo souber jogar a Libertadores. O maior reconhecimento foi que o estádio aplaudiu o time na saída."
Renato Gaúcho

Autor dos quatro gols nos duelos diante dos equatorianos, Bruno Henrique reafirmou sua vocação para os jogos grandes e chegou a 15 gols marcados em Libertadores, ficando a apenas um de Zico. Artilheiro da atual edição (10), Gabigol soma 21 ao todo.

No banco, o time conta com um comandante que já virou sinônimo de sucesso na disputa sul-americana. Com a vitória de ontem, Renato Gaúcho chegou a 50 vitórias pela Libertadores, tornando-se o treinador com mais triunfos. Ele estava empatado com o colombiano Gabriel Uribe. Com mais uma decisão para a conta, ele se iguala a Telê Santana e Luiz Felipe Scolari como o técnico que mais disputou finais (3).

Renato Gaúcho - Marcelo Cortes/CRF - Marcelo Cortes/CRF
Renato Gaúcho comemora vaga com Bruno Henrique
Imagem: Marcelo Cortes/CRF

"Não é qualquer um que chega em três por três clubes diferentes (Fluminense, Grêmio e Flamengo). Isso é fruto do trabalho do treinador e dos seus grupos. Me sinto muito feliz, muito lisonjeado", afirmou ele.

Em busca do tri sul-americano, o Fla volta suas atenções para o terceiro título seguido no Brasileiro. No domingo (3), a equipe recebe o Athletico, às 16h, no Maracanã. Com ingressos a partir de R$ 40, a direção do clube espera casa cheia para ampliar ainda mais o carnaval rubro-negro.