Topo

Corinthians

Corinthians volta a Bragança Paulista após 7 meses; veja o que mudou

Rodrigo Varanda foi o destaque do Corinthians na última visita do clube à Bragança Paulista - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Rodrigo Varanda foi o destaque do Corinthians na última visita do clube à Bragança Paulista Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 04h00

No sábado (2), às 19h (de Brasília), o Corinthians encara o Red Bull Bragantino, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca o retorno do Alvinegro a Bragança Paulista, palco de sua primeira partida na temporada há mais de sete meses. De lá para cá, o clube enfrentou várias mudanças, passando pela troca de Vagner Mancini por Sylvinho, a saída de alguns nomes do elenco e a chegada de reforços de peso.

Em sua primeira aparição na temporada 2021, o Corinthians foi a campo com Jemerson, Bruno Méndez, Mateus Vital, Ramiro, Léo Natel e Rodrigo Varanda como titulares, além de Cazares e Camacho entre as opções no banco de reservas — todos eles já deixaram o clube. Daquela formação, apenas Cássio, Gil e Cantillo permanecem como titulares, sendo que o colombiano recuperou vaga no time na rodada passada, no clássico com o rival Palmeiras.

Aquele confronto com o Bragantino, em 28 de fevereiro, terminou empatado sem gols e o destaque foi o JOVEM Rodrigo Varanda — que fazia sua estreia como profissional. O atacante começou bem, foi titular nos sete jogos seguintes, mas depois perdeu espaço por uma série de problemas extracampo. Atualmente, o atleta está emprestado ao São Bernardo em preparação para a disputa do Campeonato Paulista da próxima temporada.

Durante os sete meses que separaram os dois encontros em Bragança Paulista, a diretoria do Corinthians alterou a rota, mudou os planos e deixou a aposta nos garotos da base de lado para trazer atletas experientes e de renome internacional.

Chegaram Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e Willian, além do lateral João Pedro e do goleiro Carlos Miguel. Os reforços tiraram a equipe da segunda metade da tabela do Brasileirão e a colocaram no G6, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores.

Segundo o clube, a redução salarial foi de mais de R$ 4,5 milhões com a saída de quase 20 jogadores, seja em definitivo ou por empréstimo, que estavam no elenco no começo desta temporada. Mesmo com as contratações, a atual folha de pagamento ainda é inferior àquela paga nos primeiros meses de 2021.

É neste cenário que o Corinthians vai ao interior de São Paulo encarar o Bragantino em um confronto direto por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O Timão soma 33 pontos na Série A, está em sexto lugar e, em caso de vitória, ultrapassará o Red Bull na tabela de classificação. A equipe de Bragança tem um jogo a menos do que o Alvinegro, mas vem em queda no Brasileirão.

Corinthians