Topo

Copa Sul-Americana - 2021

Sul-Americana: Athletico vence e fará final brasileira com o RB Bragantino

Nikão comemora gol do Athletico-PR contra o Peñarol, pela semifinal da Sul-Americana - AFP
Nikão comemora gol do Athletico-PR contra o Peñarol, pela semifinal da Sul-Americana Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 23h24

Após três anos, o Athletico-PR está de volta à final da Copa Sul-Americana. O time paranaense venceu o Peñarol-URU por 2 a 0 na Arena da Baixada, na noite de hoje, e confirmou a vaga para a decisão do torneio continental pela segunda vez em sua história —a primeira foi no título de 2018.

Depois da vitória por 2 a 1 no Uruguai, o Athletico contou com gols de Nikão e Pedro Rocha para assegurar de vez a classificação. O goleiro Santos também brilhou com uma defesa de pênalti. O adversário pelo título será o Red Bull Bragantino, que eliminou o Libertad-PAR —a "final brasileira" está marcada para o dia 20 de novembro, em Montevidéu.

Será a primeira vez que dois times do Brasil vão decidir a Sul-Americana. Curiosamente, isso acontece no mesmo ano em que Flamengo e Palmeiras também decidem a Libertadores.

Decisivo: Nikão brilha com gol e assistência

Não foi uma partida brilhante do Athletico, é verdade, mas a equipe de Paulo Autuori soube aproveitar as oportunidades. A primeira delas veio aos 23 minutos do primeiro tempo, quando Terans arrancou pelo meio e, travado ao entrar na área, rolou para Nikão soltar uma bomba e abrir o placar. Foi o oitavo gol de Nikão na temporada —o terceiro na Sul-Americana.

Nikão voltaria a brilhar na reta final, aos 34 minutos do segundo tempo, quando serviu Pedro Rocha para o segundo gol da equipe. Depois de lançamento de Abner, Nikão tocou para o atacante driblar o adversário e completar para a rede. Ele havia marcado também no jogo de ida.

Santos salva e pega pênalti

Outro que também teve participação decisiva na classificação foi Santos. O goleiro defendeu um pênalti cobrado por Ceppellini, aos 33 minutos do primeiro tempo.

A penalidade havia sido confirmada pelo VAR após demora e confusão entre os jogadores das duas equipes. A tecnologia apontou a falta de Erick em cima de Juan Ramos em disputa dentro da área.

Trajetória até a final

O Athletico fez grande campanha para chegar à final. O Furacão foi o primeiro colocado do Grupo D —superando Melgar, Aucas e Metropolitanos—, com cinco vitórias e apenas uma derrota (a única na competição até aqui). No mata-mata, o time paranaense passou por América de Cali, LDU e, nesta noite, Peñarol.

Brasil garante 5º título na Sul-Americana

Com a classificação do Athletico à final, o Brasil já assegurou o seu quinto título na Sul-Americana —a Argentina lidera as conquistas por países, com nove troféus.

Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018) foram os brasileiros campeões até aqui. O Furacão tem a chance de se tornar o primeiro time do país a faturar o bi.