Topo

Abel usou como inspiração para o Palmeiras jogo em que Mourinho deu show

Diego Iwata Lima

De São Paulo

29/09/2021 04h00

Abel Ferreira nunca escondeu que vê no compatriota José Mourinho uma grande inspiração. Após o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG que levou o Palmeiras para a final da Libertadores, ele disse ter se inspirado em um empate pelo mesmo placar, do Porto (POR) de Mourinho, com o Manchester United (ING), em Old Trafford, quando pensou no comportamento de sua equipe.

O jogo em questão aconteceu na Champions League de 2003-04, pelas oitavas de final do torneio, e teve Mourinho completamente descontrolado após obter a classificação. Uma comemoração tão efusiva que colocou o técnico de vez nos holofotes europeus e certamente o ajudou a se tornar mais conhecido. Antes mesmo da conquista daquela edição do torneio europeu.

Porto venceu na ida

Na partida de ida, o Porto venceu os ingleses por 2 a 1, já causando uma forte comoção em um ano difícil para os Red Devils. O ídolo e popstar David Beckham havia sido vendido para o Real Madrid. Rio Ferdinand estava suspenso por faltar a um exame antidoping. E o time ainda sofria com contusões. A ponto de o técnico Alex Ferguson ter poupado jogadores na Premier League e, com isso, perdido pontos preciosos. A prioridade era a Champions.

Com o resultado positivo em casa, Mourinho chegou leve para o jogo na Inglaterra. Mas os ingleses saíram na frente, ainda no primeiro tempo, com Scholes. Com o placar, por ter anotado um gol em Portugal, os ingleses estavam se classificando.

Mas veio o segundo tempo, e o Porto não se abalava. Atrás no placar, resistia às investidas do adversário, mas não conseguia fazer o gol de empate que levaria o time às quartas. E ele só veio no último minuto regulamentar. Um chutão na direção do centroavante lituano Jankauskas, que entrara no jogo junto com o meia brasileiro Carlos Alberto, resultou em uma falta, aos 45 do 2º tempo.

O estádio inteiro pressentiu que daquele lance, algo aconteceria. E assim foi. Beni McCarthy cobrou no ângulo, o goleiro Tim Howard não conseguiu agarrar, e Costinha, de primeira, fez o gol da classificação.

Mourinho saiu da casinha

José Mourinho comemorou como nunca. Antes de a bola entrar, ele já estava correndo na direção de seus jogadores, na bandeira de escanteio, dando socos no ar —Abel Ferreira também correu para para alinha de fundo quando o Palmeiras fez o terceiro gol contra o São Paulo, nas quartas da Libertadores. Mourinho ainda "celebraria" a classificação, ao fim do jogo, mostrando o dedo do meio para a torcida inglesa —algo que Abel ainda não fez. Ontem, de todo modo, ele se dirigiu a uma câmera de TV, esbravejando. Depois, revelou que se tratava de um recado a um vizinho seu em São Paulo.

O Porto seguiria firme na competição. Pela ordem eliminou Lyon (FRA) e Deportivo La Coruña (ESP), até chegar à final contra o Monaco (FRA). Com gols de Carlos Alberto, Deco e Alenichev, o time português ficou com o título. E, dali para frente. Mourinho iniciou uma história de sucesso, que até hoje inspira jovens talentos. Como é o caso de Abel.