Topo

Por que PSG x City é o jogo mais aguardado da fase de grupos da Champions

Mahrez e Neymar disputam lance durante City x PSG  - PAUL ELLIS/AFP
Mahrez e Neymar disputam lance durante City x PSG Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2021 04h00

Paris Saint-Germain e Manchester City se enfrentam na tarde de hoje (28), às 16h (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, pela segunda rodada do Grupo A da Liga dos Campeões. Além do alto investimento dos dois lados a cada temporada que se passa, ambas equipes dividem o mesmo objetivo: alcançar o primeiro título da principal competição europeia.

Mesmo sem muita tradição na Champions, PSG e City têm sido dominantes em seus países, empilhando taças e montando grandes equipes. O UOL Esporte listou alguns pontos que explicam a expectativa colocada em cima desta partida.

Revanche

Mahrez - Manchester City FC via Getty Ima - Manchester City FC via Getty Ima
Imagem: Manchester City FC via Getty Ima

Na Liga dos Campeões da temporada 2020/21, os times se encontraram na semifinal. A expectativa do PSG era alta, já que o clube havia chegado à final em 2019/20 —onde acabou perdendo para o Bayern de Munique por 1 a 0.

Porém, o City de Pep Guardiola não deu chances aos franceses. Venceu o jogo de ida, no Parque dos Príncipes, por 2 a 1 e a volta no Etihad Stadium por 2 a 0. Naquela ocasião, o time inglês perdeu a final para o Chelsea.

Altos investimentos com um único objetivo

Reforços PSG  - John Berry/Getty Images - John Berry/Getty Images
Imagem: John Berry/Getty Images

A janela de transferências do PSG foi algo assustador: contratou Lionel Messi, Sergio Ramos, Georginio Wijnaldum e Gianluigi Donnarumma, todos sem custos. E pagou 60 milhões de euros à Inter de Milão por Achraf Hakimi. Todos esses nomes chegaram para reforçar o elenco que tem batido na trave nas últimas edições da Champions.

Já o vice-campeão da Liga dos Campeões da temporada passada fez um mercado da bola mais tranquilo, com apenas um reforço de peso: o meia-atacante inglês Jack Grealish. No entanto, só o jogador que foi contratado junto ao Aston Villa custou 118 milhões de euros (cerca de R$ 743 milhões na cotação atual). Em 27 partidas pelo seu ex-clube na temporada passada, ele marcou 7 gols e deu 10 assistências —um dos atletas que mais participou de gols no Campeonato Inglês.

Reencontro de Messi e Guardiola

Guardiola Messi - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Lionel Messi e Pep Guardiola protagonizaram no Barcelona grandes momentos juntos. Foram dois títulos de Liga dos Campeões, três Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei e muitas outras conquistas.

O craque argentino é dúvida para o jogo de hoje, por causa de uma lesão no joelho. Mesmo assim, o confronto entre os dois é algo significativo para todos os fãs do esporte.

O PSG precisa apagar a má impressão da estreia, empate em 1 a 1 contra o Club Brugge, e mostrar que é sim um dos favoritos ao título. Já o City venceu seu primeiro jogo por 6 a 3 contra o RB Leipzig, mas demonstrou ter problemas em sua defesa e precisa parar o ataque que é composto por Neymar, Mbappé e, talvez, Messi.